Santo André, 27 de março de 2025 – Santo André ampliou um projeto que já vem dando resultados nas residências localizadas em comunidades e núcleos da cidade, estendendo agora para os comerciantes dessas localidades, com o lançamento do CEP Digital Empreendedor. O projeto foi pioneiro no país, implantado em 2023, e agora a ideia é auxiliar a formalização também dos comércios.
Com essa regulamentação, o endereço desses micro e pequenos comerciantes passará a existir formalmente, possibilitando a regularização das empresas, a emissão de notas fiscais e, consequentemente, o crescimento de seus negócios, promovendo inovação e incentivando o empreendedorismo.
“Agora nas comunidades as empresas podem ter sua formalização. Podem expandir seu negócio, contratar funcionários, fazer compra para entregar no local e também podem enviar daqui para o Brasil inteiro. É Santo André investindo cada vez mais em inovação e tecnologia, mas, sobretudo, melhorando o ambiente de negócio para quem quer empreender, gerar emprego, gerar renda na cidade”, destacou o prefeito Gilvan Junior.
O jovem Felipe Fernandes, 21 anos, está a quatro meses à frente de uma loja multimarcas de roupas, calçados e acessórios no Morro da Kibon, e foi o primeiro empreendedor andreense a receber o CEP Digital Empreendedor, a partir do qual pretende ter mais facilidades não só para vender como fazer seu comércio crescer.
“Essa solução é ótima, porque uma das principais dificuldades que nós comerciantes aqui da região enfrentamos é quanto a essa logística de enviar e receber encomendas. E com isso a gente tem a possibilidade de expandir o nosso comércio para o ramo digital. Podemos, a partir desse CEP digital novo, inserir a nossa loja no e-commerce, o que até então tinha sido uma dificuldade que encontramos e nos limitamos apenas à loja física, mas agora temos a possibilidade dessa expansão também”, explicou Felipe Fernandes.
“E a Prefeitura deu todo o auxílio necessário, todo o suporte e conseguimos regularizar toda a situação”, continuou o empreendedor, que recebeu a visita do prefeito Gilvan em sua loja, nas companhias dos secretários Marília Camargo (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Evandro Banzato (Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego) e Diego Cabral (Inovação e Tecnologia).
O CEP Digital é reconhecido por meio de decreto municipal desde 2023. Santo André foi a primeira cidade do Brasil a implantar essa tecnologia em prol da população que vive em comunidades e núcleos consolidados e, a partir de agora, comerciantes poderão usufruir das benfeitorias desse projeto.
“O CEP Digital é um projeto que está expandindo por toda a cidade, estamos próximos de 10 mil endereços cadastrados, vamos atingir 20 mil ainda este ano, e a iniciativa é para mapear oportunidades e pessoas. Em Santo André ninguém fica fora do mapa. Queremos garantir cidadania, acessibilidade e oportunidade. A Prefeitura está atuando fortemente para garantir o CEP Digital para que o munícipe possa utilizar os serviços públicos e para que o poder público possa planejar e entregar o melhor”, enalteceu o secretário de Inovação e Tecnologia, Diego Cabral.
“A partir de uma atualização cadastral dos comércios junto aos órgãos da Prefeitura, podemos identificar o empreendedor e ofertar uma série de serviços públicos, como linha de crédito, formação, Circuito Empreendedor, para a gente poder potencializar. As comunidades têm um processo complexo de regularização fundiária, que estamos atacando, mas ao mesmo tempo vamos dando oportunidades e não deixando o empreendedor de fora”, emendou Diego Cabral.