Santo André, 28 de março de 2025 - A Escola Municipal de Educação Ambiental (Emea) Parque Tangará - Parque Escola, em Santo André, retomou os atendimentos aos alunos da rede municipal. Assim, os estudantes poderão vivenciar diversas experiências enriquecedoras nos 26 espaços pedagógicos e áreas abertas da Emea, que preservam um fragmento do bioma Mata Atlântica.
Para receber os jovens andreenses, a equipe da Emea preparou aproximadamente 30 roteiros pedagógicos interdisciplinares, abrangendo quatro eixos temáticos principais: Culturas, Plantas, Animais e Mudanças Climáticas. Os roteiros foram elaborados por uma equipe de pedagogas e biólogos, com profundidade e conteúdo alinhados às determinações legais e aos documentos norteadores da rede municipal de ensino.
"Nossa proposta como Escola de Educação Ambiental é sensibilizar nossas crianças, estudantes e professores sobre a importância do meio em que vivemos, destacando e fortalecendo as culturas africana e indígena. Dessa forma, buscamos construir um futuro resiliente e sustentável para nossa cidade, com cidadãos empáticos a essas questões fundamentais", afirma o secretário de Educação, Pedrinho Botaro.
A Emea tem como meta atender 30 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino por ano, passando pelas crianças da Educação Infantil, chegando aos estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos, além da comunidade escolar.
"É o nosso compromisso com o andreense, pensando em uma cidade que planeja suas ações a curto, médio e longo prazo, promovendo a educação ambiental, a educação antirracista e a valorização da ancestralidade dos povos originários. E, antes de completarmos 100 dias de governo, estamos entregando, após todo estudo e suporte pedagógico, este importante serviço para nossos estudantes", destaca a secretária adjunta de Educação, Carla Menezes.
Emea Parque Tangará - A Escola Municipal de Educação Ambiental está localizada no interior do Parque Escola, com aproximadamente 50 mil metros quadrados ocupados em parte por vegetação nativa da Mata Atlântica, que também está à disposição da população.
Tem como objetivo sensibilizar as crianças, professores, diretores e funcionários da rede municipal para as questões ambientais e de ciências naturais, estimulando a participação dos conselhos de escola, dos pais e da comunidade, unindo educação e preservação ambiental com aulas e oficinas temáticas.
Serviço - No portal www.parqueescola.org.br também é possível ter acesso a materiais pedagógicos, além das edições da Emea em Revista e cursos oferecidos à comunidade.
A Emea Parque Tangará - Parque Escola fica na Rua Anacleto Popote, 46, na Vila Valparaíso.