Santo André, 4 de abril de 2025 - A população de Santo André vai ganhar uma nova área verde. O prefeito Gilvan Junior anunciou na manhã desta sexta-feira (4) a construção do Parque Gerassi, de 67 mil metros quadrados, que vai contemplar os moradores do bairro de mesmo nome, além de moradores que residem nas cercanias, no Jardim Marek, Parque Marajoara, Centreville e bairro Cidade São Jorge.
O anúncio foi realizado durante a assinatura da ordem de serviço para a revitalização e modernização do campo do Gerassi Futebol Clube, que vai ganhar gramado sintético com medidas oficiais (105 m x 68 m), arquibancada, alambrado, sistema de drenagem e iluminação LED. Já o parque contará com quadras poliesportivas e de areia, pista de caminhada, academia e toda a estrutura como as demais áreas verdes andreenses.
“Além do campo que estamos dando início às obras, também vamos iniciar a construção de um parque. Então a partir de agora, o Parque Gerassi vai ter de fato um parque. Mais lazer para a comunidade e para as crianças. Damos uso a uma grande área de 67 mil metros quadrados para uma população importante aqui do Parque Gerassi e bairros próximos”, destacou o prefeito Gilvan.
Os recursos para que a obra seja feita virão por meio de compensação ambiental – nos mesmos moldes como ocorreu a construção do Parque Guaraciaba.
“É novamente com muita alegria que a gente mais uma vez consegue tirar um projeto tão importante do papel. Esse campo é uma reivindicação antiga dos moradores. E este terá medidas oficiais”, salientou o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira. “Aqui temos área para fazer muita coisa para contemplar este parque”, continuou o titular da pasta.
Também participaram do evento a vice-prefeita Silvana Medeiros, o secretário de Esporte e Prática Esportiva, Jobert Minhoca, o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos, além de responsáveis pela obra e outras autoridades.
Gerassi FC – Atualmente na disputa da segunda divisão da várzea andreense, o Gerassi Futebol Clube vai usufruir do novo campo quando o mesmo estiver pronto. Feliz e emocionado, o presidente Vanderlei Alexandre, o Nêgo, se comprometeu a ser responsável pela zeladoria do espaço e também dar sequência aos projetos sociais e com as crianças.
“Ver isso aqui se concretizar hoje é emocionante de verdade. Eu, minha família, o pessoal aqui do bairro, todo mundo está emocionado também”, disse Nêgo, que está à frente do time há dez anos. “E fazer o parque foi a melhor opção que a Prefeitura escolheu, porque não é todo mundo que gosta de futebol ou joga. Então com um parque, todo mundo acaba ganhando”, afirmou.
Desde 2017 já foram modernizados os campos do Jardim Irene, Parque João Ramalho, Sacadura Cabral, Vasquinho/Portuguesinha, Jardim Stella, Jardim Santo Alberto, Parque Erasmo, Colorado, Aclimação, Ana Maria, Pintassilva, Guaraciaba, GEJU (Jardim Utinga), Vila Sá, IV Centenário, Alvi-Negro e Florindo Galhardo – além do Estádio Bruno Daniel.
Além do campo do Gerassi, já estão em obras ou sofrerão intervenções nos próximos meses os campos do Aliança, da Transrold e do Humaitá. “Temos o compromisso de até 2028 a gente finalizar todos os campos da cidade”, afirmou o prefeito Gilvan.