Santo André, 4 de abril de 2025 - Já pensou em fazer uma salada de flores? E cozinhar um refogado de coração da banana? Você sabe o que é uma capuchinha? Essas e outras perguntas e curiosidades serão abordadas na oficina de plantas alimentícias não convencionais (PANCs), promovida pela Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) em abril.
A atividade faz parte da programação comemorativa ao aniversário de Santo André e ocorre no dia 16/4 (quarta-feira). O encontro possui três momentos: um teórico e dois práticos, sendo uma caminhada pelo bosque do Parque Escola para identificação das espécies e, após, haverá degustação de alimentos e bebidas preparados com algumas PANCs.
A oficina será conduzida por Juliana Moreira Bianchi, que é mestre em biodiversidade vegetal e meio ambiental pelo Instituto de Pesquisas Ambientais e que possui experiência em botânica e ênfase em taxonomia vegetal.
Agenda de abril - Como parte das ações do aniversário de Santo André, a agenda de educação ambiental também conta com visita monitorada ao Aterro Sanitário, no dia 26/4 (sábado), aberta à toda a população. A atividade oferece a oportunidade de conhecer de perto o processo de destinação final dos resíduos sólidos da cidade, além do trabalho das cooperativas de reciclagem.
Encerrando o mês, no dia 27/4 (domingo), o Parque Natural do Pedroso recebe mais uma edição do “Domingo no Pedroso”, evento cultural, ambiental e de lazer promovido pelo Semasa. Entre as atrações, haverá nova edição da trilha ambiental até a segunda torre do antigo teleférico da Unidade de Conservação.
Todas as atividades são gratuitas e as vagas são limitadas. Para participar, é necessário realizar inscrição pelo site
www.semasa.sp.gov.br/educambiental.