Atividade visa aprimorar habilidades musicais e a valorização da diversidade cultural de cerca de 300 estudantes da Educação de Jovens e Adultos
Santo André, 15 de abril de 2024 – A partir do projeto “O canto de todos”, o Centro de Formação Clarice Lispector foi palco de uma apresentação bastante especial. Nesta terça-feira (15), o espaço reuniu cerca de 300 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Santo André que puderam conferir a apresentação final da iniciativa.
Durante o processo de desenvolvimento, o projeto “O canto de todos” ofereceu oficinas de cartazes, instrumentos musicais, além de palestras com foco para o desenvolvimento artístico e pessoal dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos de Santo André.
Idealizado pela cantora e compositora Márcia Cherubin, o projeto foi aprovado pela Secretaria de Educação do município em atendimento à lei Paulo Gustavo.
A medida começou com a proposta de promover a circulação da música autoral em quatro escolas públicas, sendo elas a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Carolina Maria de Jesus, Emeief Chico Mendes, Emeief Cora Coralina e Emeief Machado de Assis.
No decorrer do desenvolvimento do projeto foram agregadas por representatividade a Emeief Cândido Portinari e Célia Inês Domingues de Arruda Assis, que fizeram parte do bloco.
Além de aprimorar habilidades musicais e a valorização da diversidade cultural o projeto reforça a importância da arte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento humano.
O ponto alto do projeto foi a realização de apresentação final, para as seis unidades escolares participantes, resultando em uma experiência transformadora que une educação, cultura e cidadania.