Cineasta assina a direção dos filmes que serão exibidos gratuitamente nos dias 8, 15 e 22 de maio no Cine Theatro Carlos Gomes; exceção é o brasileiro "Lispectorante", dia 29
Santo André, 6 de maio de 2025 – Neste mês de maio tem cinema gratuito no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, no Centro de Santo André. O projeto Cinemão de Quinta deste mês homenageia o icônico diretor Alfred Hitchcock com a exibição das obras do cineasta às quintas-feiras (8, 15 e 22), sempre às 19h30. Serão exibidos os filmes “Rebecca – a mulher inesquecível”, “Chantagem e Confissão” e “O homem que sabia demais”. O Cinemão de Quinta é gratuito (cada película conta com sua própria indicação etária; confira abaixo).
Apenas na última quinta-feira de maio (29), o Cine Theatro não exibirá um filme do mestre do suspense. Neste dia, o equipamento cultural abre espaço para uma nova parceria, exibindo um filme do projeto Circuito Embaúba, chamado “Lispectorante”. A direção é de Renata Pinheiro. Criado pela empresa Embaúba Filmes, o objetivo do projeto é levar filmes brasileiros para além do circuito comercial tradicional, exibindo-os em cineclubes, escolas, universidades e cidades com menor acesso a lançamentos.
O filme “Rebeca - a Mulher Inesquecível”, lançado no Brasil em 1940, abre a programação do Cinemão nesta quinta-feira (8), às 19h30. A obra conta a história de uma jovem de origem humilde que se casa com um rico nobre e se muda para sua intimidadora mansão na costa da Inglaterra. Chegando lá, ela passa a viver às sombras da falecida Rebecca, a misteriosa esposa anterior de seu marido, descobrindo, aos poucos, vários segredos sobre seu passado. Foi indicado ao Oscar de Melhor filme e melhor atriz.
Na quinta-feira (15) da semana seguinte, o Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes recebe a película “Chantagem e confissão”, que tem o nome original de “Blackmail”, cujo enredo narra o drama de Alice White, namorada de Frank Webber, um detetive da Scotland Yard, que mostra estar mais interessado no seu trabalho do que em estar com ela. Assim, ela decide secretamente se encontrar com outro homem, mas quando este tenta estuprá-la ela o mata com uma faca. Quando o corpo é descoberto quem assume o caso é exatamente o namorado da jovem.
O último filme de Hitchcock no Cinemão é o clássico “O homem que sabia demais”, que será, exibido na quinta-feira (22). Lançado em 1956, com James Stewart e Doris Day no elenco, o enredo traz a história do médico Bem McKenna, que durante suas férias no Marrocos com a família se envolve acidentalmente em uma trama internacional de assassinato, quando um homem a beira da morte fala ao ouvido de Ben algumas palavras. Para impedi-lo de denunciar a trama à polícia, os conspiradores resolvem então sequestrar seu filho
As exibições são fruto da parceria entre a Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) e o Museu da Imagem e do Som (MIS) através dos Pontos MIS.
A ficção brasileira “Lispectorante” encerra a programação na quinta-feira (29), às 19h30. O filme, lançado em 2024, retrata a vida de Glória Hartman, de 58 anos, que, afundada numa crise existencial e financeira retorna ao Recife, sua cidade natal. Através de uma fenda nos escombros da casa onde morou Clarice Lispector, Glória começa a ver coisas misteriosas enquanto trilha um percurso de desconstrução da sua visão de vida.
Programação:
Mostra Alfred Hitchcock: “Rebecca - A Mulher Inesquecível” (Pontos MIS/ELCV)
Data: 8/05, às 19h30
Indicação: 12 anos
Mostra Alfred Hitchcock: “Chantagem e Confissão” (Pontos MIS/ELCV)
Data: 15/5, às 19h30
Indicação: 14 anos
Mostra Alfred Hitchcock: “O Homem Que Sabia Demais” (Pontos MIS/ELCV)
Data: 22/05, às 19h30
Indicação: 14 anos
Circuito Embaúba: “Lispectorante”
Data: 29/05, às 19h30
Indicação: 14 anos
Serviço
Cinemão de Quinta
Local: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes
Endereço: Rua Senador Fláquer, 110 – Centro – Santo André
Entrada gratuita