Santo André, 16 de maio de 2025 - A Prefeitura de Santo André deu início nesta sexta-feira (16) ao Programa Prefeitura Presente - Rumo ao Emprego, que levará o serviço de intermediação de mão de obra até a população mais vulnerável por meio da presença do CPETR (Centro Público de Emprego e Renda) no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da cidade.
A ação inaugural aconteceu no Complexo de Assistência Social da Vila Luzita, e beneficiou também os moradores da região do Jardim Marek, Jardim Cristiane, Sítio dos Vianas e Jardim Santo André.
“Essa ação é muito importante, porque leva ao Cras, um espaço onde a gente cuida, onde a gente acolhe, uma ação voltada para a geração de emprego e renda. Um projeto que leva a oportunidade de trabalho até o local onde está a população que mais precisa e que muitas vezes não tem recursos nem para se locomover pela cidade em busca de um emprego”, disse o prefeito Gilvan Junior.
Mais do que uma oportunidade de cadastrar o currículo no CPETR, a ideia é que o trabalhador que utiliza o Rumo ao Emprego saia do atendimento com encaminhamento para uma vaga, com data para entrevista de emprego. Além disso, a pessoa poderá cadastrar o currículo, bem como receber informações sobre como melhorá-lo, como utilizar as ferramentas eletrônicas de emprego e esclarecer todas as dúvida sobre o tema.
O Projeto prevê oferecer também duas oficinas de capacitação, com temas como busca de vagas pelo app CTPS Digital (Carteira de Trabalho e Previdência Social), formatação de currículos, uso de senha gov.br, ente outros.
“O lançamento do programa Rumo ao Emprego no Complexo de Assistência Social da Vila Luzita é fruto de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego e representa nosso compromisso em ampliar o acesso das famílias andreenses aos serviços de qualificação e inserção no mercado de trabalho, promovendo mais dignidade e autonomia para a população”, afirma Ana Claudia de Fabris, secretária de Assistência Social.
O Prefeitura Presente percorrerá todos os bairros da cidade por meio de uma agenda de ações que contemplará todos os 11 Cras, com quatro edições em cada. A estimativa é de que o programa beneficie 800 usuários do Centro de Referência, já que é a equipe de cada unidade que contatará os munícipes para o atendimento.
“Dentro desse mês do trabalhador, além deste programa, estamos entregando uma série de ações pra quem procura uma colocação no mercado de trabalho como o Feirão virtual de Inclusão Produtiva e Emprego que acontece até 29 de maio, com mais de 5 mil vagas para serem preenchidas, e também o portal da Casa do Trabalhador com Painel de Vagas atualizado e muita informação. Lançamos, ainda, o canal do WhatsApp da Casa do Trabalhador”, acrescentou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Evandro Banzato.
O portal da Casa do Trabalhador vai trazer o Painel de Vagas com a descrição de cada função e requisitos necessários, além de instruções para ter acesso à oportunidade. A ferramenta oferecerá também informações sobre todas as opções de qualificações profissionais gratuitas disponíveis, cadastramento de currículos, agendamento de serviços e esclarecimentos diversos. O link de acesso é
https://portais.santoandre.sp.gov.br/casadotrabalhador/.
O Feirão de inclusão Produtiva e Emprego pode ser acessado no link:
http://acesse.santoandre.br/FeiraoOnline2025. Já o canal de WhatsApp é possível acessar por meio do link:
https://acesse.santoandre.br/CanalEmprego.
-| Texto: Paola Zanei
-| Fotos: Alex Cavanha/PSA