Evento nacional ocorre em junho, em Goiás
Santo André, 27 de maio de 2025 – Um dos maiores encontros do país relacionados às práticas e políticas de saneamento e sustentabilidade, o 53º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento) contará com a apresentação de cinco trabalhos técnicos de Santo André, fortalecendo as boas práticas locais voltadas para gestão de resíduos e educação ambiental.
O evento ocorrerá de 22 a 27 de junho em Caldas Novas (Goiás) e reunirá painéis, mesas-redondas, feira com estandes de empresas e mostras de experiências municipais, envolvendo especialistas e autoridades do setor.
Os trabalhos inscritos pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram selecionados pela comissão do congresso para apresentações orais durante os dias do evento. O primeiro trata do programa Meu Condomínio Recicla, que incentiva a coleta seletiva nos edifícios residenciais e visa melhorar a separação dos materiais diretamente na fonte. Com foco na experiência de atuar junto à população para recuperação de um ponto de descarte irregular de resíduos, o segundo trabalho versa sobre o programa Ponto Limpo.
O terceiro artigo compartilha a trajetória do Trabalho Técnico Socioambiental (TTS) realizado junto à população que foi impactada pelo Complexo Maurício de Medeiros, que compõe obras de saneamento, mobilidade e infraestrutura urbana que são realizadas pela Secretaria de Infraestrutura e Obras, no Jardim Irene. O trabalho destaca as estratégias educativas adotadas na execução do TTS.
O quarto aborda a implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública, por meio do projeto A3P, que busca incorporar a responsabilidade socioambiental às atividades administrativas e operacionais da gestão pública de Santo André, promovendo mudanças de atitude e compras públicas conscientes.
O projeto A3P foi, inclusive, premiado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima em 2024, ocupando o segundo lugar no 10º Prêmio A3P, promovido pelo Governo Federal. O último trabalho apresentado relata a experiência do projeto Breshopping Sustentável e discute a questão dos resíduos têxteis, além da lógica da economia circular orientada à solidariedade, que integra a iniciativa.
Em 2024, o Semasa ganhou em primeiro lugar o prêmio de melhor trabalho na categoria ‘Serviços de Saneamento’ durante o 52º Congresso da Assemae, apresentando o artigo ‘Educação ambiental e comunicação social na implantação de Estações de Coleta no município de Santo André’.
Ano após ano, Santo André tem marcado presença em eventos e congressos estaduais e nacionais ligados aos setores de saneamento e gestão ambiental, compartilhando a expertise das iniciativas realizadas na cidade e conhecendo ações de outros municípios, ampliando a troca de conhecimentos entre os técnicos.
Em julho, a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa participará do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, que ocorrerá em Manaus (Amazonas), com o tema “Educação Ambiental e Ação Local: respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver”. O evento reunirá representantes do governo e da sociedade civil para debates que antecedem a COP 30, marcada para Belém, em novembro deste ano.
Em Manaus, a autarquia apresentará o trabalho técnico sobre o Programa Hendu, voltado para ações de educação ambiental voltadas para crianças; ministrará uma oficina sobre as TiNis no contexto da emergência climática e também haverá a exibição de um curta-metragem do projeto Água, Câmera e Ação.