Iniciativa do Ministério da Saúde tem como objetivo reduzir a demanda por internação e agilizar o atendimento no pronto-socorro da unidade
Santo André, 20 de agosto de 2025 – O Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) realizou na última semana evento de encerramento da primeira fase do projeto Lean nas Emergências, promovido em parceria com o Proadi-SUS e o Ministério da Saúde. A iniciativa tem como objetivo reduzir a demanda por internação na unidade hospitalar por meio da implementação de ferramentas que tornam os processos mais ágeis e eficientes.
Entre as práticas incorporadas ao dia a dia do hospital, destaca-se o Huddle, uma reunião rápida de até 10 minutos realizada duas vezes ao dia – no período matutino e vespertino. O encontro permite que toda a equipe multidisciplinar tenha uma visão clara do cenário do hospital, alinhando expectativas e realidade, evitando imprevistos ao longo do dia.
Os resultados obtidos até agora mostram avanços significativos na gestão da emergência. Houve uma redução de 57% no indicador LOS com internação, que mede o tempo entre a entrada do paciente no pronto-socorro e sua chegada ao leito de destino, seja em enfermaria ou UTI. Além disso, o NEDOCS, indicador que mensura o nível de superlotação, apresentou queda de 27%, refletindo diretamente na melhoria do fluxo e da segurança do atendimento.
Para o secretário de Saúde, Pedro Seno, os resultados demonstram que a implementação de boas práticas transforma a experiência do paciente. "Estamos vendo na prática como metodologias modernas de gestão podem melhorar o atendimento e reduzir o tempo de espera. Isso é um avanço real para nossa população", comentou.
O diretor geral do CHMSA, William Ribeiro Faria, também destacou a importância da equipe na conquista desses resultados. "O sucesso do projeto Lean nas Emergências é fruto do empenho de toda a nossa equipe. Cada profissional participou ativamente na melhoria dos processos, garantindo um atendimento mais ágil e seguro".