Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Santo André e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Santo André
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Notícias
AGO
20
20 AGO 2025
SAÚDE
CHM de Santo André encerra primeira fase de projeto que visa acelerar desospitalização de pacientes
receba notícias
Iniciativa do Ministério da Saúde tem como objetivo reduzir a demanda por internação e agilizar o atendimento no pronto-socorro da unidade
Santo André, 20 de agosto de 2025 – O Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) realizou na última semana evento de encerramento da primeira fase do projeto Lean nas Emergências, promovido em parceria com o Proadi-SUS e o Ministério da Saúde. A iniciativa tem como objetivo reduzir a demanda por internação na unidade hospitalar por meio da implementação de ferramentas que tornam os processos mais ágeis e eficientes.
 
Entre as práticas incorporadas ao dia a dia do hospital, destaca-se o Huddle, uma reunião rápida de até 10 minutos realizada duas vezes ao dia – no período matutino e vespertino. O encontro permite que toda a equipe multidisciplinar tenha uma visão clara do cenário do hospital, alinhando expectativas e realidade, evitando imprevistos ao longo do dia.
 
Os resultados obtidos até agora mostram avanços significativos na gestão da emergência. Houve uma redução de 57% no indicador LOS com internação, que mede o tempo entre a entrada do paciente no pronto-socorro e sua chegada ao leito de destino, seja em enfermaria ou UTI. Além disso, o NEDOCS, indicador que mensura o nível de superlotação, apresentou queda de 27%, refletindo diretamente na melhoria do fluxo e da segurança do atendimento.
 
Para o secretário de Saúde, Pedro Seno, os resultados demonstram que a implementação de boas práticas transforma a experiência do paciente. "Estamos vendo na prática como metodologias modernas de gestão podem melhorar o atendimento e reduzir o tempo de espera. Isso é um avanço real para nossa população", comentou.
 
O diretor geral do CHMSA, William Ribeiro Faria, também destacou a importância da equipe na conquista desses resultados. "O sucesso do projeto Lean nas Emergências é fruto do empenho de toda a nossa equipe. Cada profissional participou ativamente na melhoria dos processos, garantindo um atendimento mais ágil e seguro".

 
Autor: Anderson Fattori
Seta
Versão do Sistema: 3.4.4 - 23/07/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia