Intervenção tem por objetivo melhorar a mobilidade urbana e garantir mais segurança viária a motoristas e pedestres
Santo André, 4 de setembro de 2025 – Um importante gargalo viário da região da Vila Assunção e Centro da cidade vai receber uma substancial intervenção nos próximos meses. Isso porque a Prefeitura de Santo André publicou o decreto de desapropriação para prolongamento da Rua Santo André, uma das mais tradicionais do município.
Projeto estudado há mais de 20 anos, a extensão da via (em uma área de aproximadamente 927 m²) realizará uma ligação direta da Rua Santo André com a Avenida Ramiro Colleoni, cruzando a Rua Coronel Fernando Prestes, auxiliando motoristas e pedestres que vão em direção à região central da cidade. O objetivo da obra é melhorar a mobilidade urbana e garantir mais segurança viária.
“Estamos destravando um projeto aguardado há mais de duas décadas e que vai transformar a mobilidade na região central. Com o prolongamento da Rua Santo André, vamos dar mais fluidez ao trânsito, reduzir os pontos de congestionamento e garantir mais segurança para motoristas e pedestres. É uma obra importante não apenas para quem circula diariamente pelo entorno, mas para toda a cidade, porque fortalece a conexão viária da região”, disse o prefeito Gilvan Ferreira.
Segundo análises do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), o fluxo de veículos que partem da Vila Assunção utilizando a Rua Coronel Fernando Prestes e a Rua Alberto Benedetti, em direção à Praça da Maçonaria (em frente ao Shopping ABC), sobrecarrega a região, sobretudo em horários de pico.
A viabilização do projeto será de recursos oriundos dos estudos de impacto de vizinhança. Serão realizados a partir de agora processos como topografia, projeto executivo e licitação. Posteriormente, terão início as intervenções.