Santo André. 10 de setembro de 2025 - O Festival ABCDança Transpetro, mostra de dança que circula pelas cidades da região e a partir desta edição começa a alcançar outros estados, chega a Santo André nesta sexta-feira (12) com duas oficinas e o espetáculo ‘AbsurDuo’, que será apresentado no Centro de Dança de Santo André.
A programação traz ainda os espetáculos ‘Nó em pingo d’água’ no sábado (13), às 20h, e ‘4 - De Amores e Sombras’ no domingo (14), às 20h, ambos no Teatro Conchita de Moraes, em Santa Teresinha. As oficinas e espetáculo são gratuitos, mas haverá arrecadação de roupas e alimentos não perecíveis no local.
A primeira atividade do ABCDança é a oficina ‘Território criativo: pés no chão’, que acontece na sexta-feira, das 15h às 17h, no Centro de Dança, com Erico Santos. A oficina é pensada como um espaço de afeto, liberdade e escuta, onde o brincar é valorizado como potência pedagógica. Voltada para crianças e adolescentes com idades entre 7 e 14 anos, a atividade tem uma metodologia que envolve jogos de movimento e improvisação guiadas, inspiradas na poética dos caboclinhos da Jurema Sagrada – entidades de matriz afroindígena e que revelam alegria, liberdade e força ancestrais. As inscrições para as oficinas devem ser feitas no link:
https://abcdanca.com.br/increva-se-nas-oficinas-do-festival-abcdanca-transpetro/
Ainda na sexta-feira, das 17h às 20h, no Centro de Dança, a oficina ‘Corpo, Verso e Cidade: Poéticas do ABC’, com Marília Costa, usa o território do ABC como ponto de partida para uma experiência poética, na qual os participantes escutam a cidade como quem lê um poema: percebendo seus sons, silêncios e ritmos das ruas, praças, placas e encontros. Por meio de práticas de improvisação, fragmentos do cotidiano são transformados em movimento nesta oficina recomendada para maiores de 12 anos.
Às 20h, também no Centro de Dança, acontece o primeiro espetáculo de dança do Festival em Santo André: o “AbsurDuo” do Núcleo Célula. De autoria de Leonardo Carvajal e Ricárdo Áparecido, o espetáculo entrelaça dança, performance e música, explorando os limites da comunicação em tempos dominados pelo virtual. A obra revela a riqueza e as tensões das variações linguísticas regionais e sociais e provoca reflexões sobre a escuta, o diálogo e a ilusão de conexão na era digital, ao mesmo tempo em que celebra a diversidade linguística. A classificação indicativa é 12 anos.
No sábado, o Festival ABCDança traz mais um espetáculo a Santo André. O grupo +Uma Companhia, de São Caetano, apresenta o espetáculo ‘Nó em pingo d’água” no Teatro Conchita de Moraes, às 20h. Trata-se de um espetáculo de dança contemporânea que reinterpreta as tradições do nordeste brasileiro para refletir sobre identidade, diversidade e pertencimento.
Combinando música, performance e coreografias inovadoras, a obra desafia normas e valoriza a cultura regional. A direção e coreografia são de Felipe Julio e o elenco é comporto por Raissa Nassar, Isabella Moreira, Fernanda Scapin, Maxine Paschoal, Hugo Alves, Jaqueline Silva e Murilo Luz (músico). A classificação indicativa é livre.
Para encerrar a programação, no domingo, às 19h, será apresentada a obra “4 - De Amores e Sombras”, do Laboratório de Pesquisa em Tanz Theatralidades (LAPETT), do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Tanz Theatralidades é um termo surgido na Alemanha utilizado para descrever uma forma de dança-teatro, com ênfase na qualidade do movimento e nas fisicalidades dos intérpretes.
Na obra, as intérpretes Natalia Karam, Diadorim Lima e Carina Nagib contracenam com a coreógrafa e coordenadora do grupo, Sayonara Pereira, que reencontra rastros que a dança da vida deixou tatuados – e que estão sendo reescritos e transmitidos para as novas gerações. O espetáculo será apresentado no Teatro Conchita de Moraes. A classificação indicativa é livre.
ABCDança - O Festival ABCDança Transpetro é uma mostra de dança pensada para circular entre as cidades que envolve profissionais, estudantes, produtores culturais e programadores, além do público apreciador das artes do corpo, realizada desde 2005 pela Associação Projeto Brasileiro de Dança e a Companhia de Danças de Diadema.
Neste ano, em sua 16ª edição, o projeto realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e Transpetro amplia a abrangência para além dos territórios que compreendem a região do ABC, alcançando outros três municípios nordestinos. (Paracuru e São Gonçalo do Amarante, no Ceará, e São Luiz, no Maranhão). A programação completa do Festival pode ser conferida em
www.abcdanca.com.br.
A primeira e a segunda edição, realizadas nos anos de 2005 e 2006, aconteceram na cidade de Diadema, estabelecendo-se como uma janela para um olhar contemporâneo da dança na região. O Festival também atua na formação e na educação através da dança, por meio de atividades como oficinas, bate-papos e residências artísticas. As ações visam conectar as práticas contemporâneas às tradições, à história, à memória social e às práticas de cultura popular imortalizadas como patrimônio imaterial.
A iniciativa conta com apoio das prefeituras de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Gonçalo de Amarante (CE), Paraguaçu (CE), além do Sesc, Fecomercio e Senac.
Serviço
Festival ABCDança Transpetro
Data: 12/9 (sexta)
Oficinas:
Território Criativo: pés no chão” – às 15h
Corpo, Verso e Cidade: Poéticas do ABC – às 17h
Espetáculo:
AbsurDuo – às 20h
Local: Centro de Dança
Endereço: Rua Eduardo Monteiro, 410 - Jardim Bela Vista
Data: 13/9 (sábado)
Espetáculo:
Nó em pingo d’água – às 20h
Local: Teatro Conchita de Moraes
Endereço: Praça Rui Barbosa, 12 - Santa Teresinha
Data: 14/9 (domingo)
Espetáculo:
4 - De Amores e Sombras – às 19h
Local: Teatro Conchita de Moraes
Endereço: Praça Rui Barbosa, 12 - Santa Teresinha
-| Texto: Paola Zanei
-| Fotos: Divulgação