Conselho foi recebido pela Goodman, que apresentou as benfeitorias realizadas na maior obra de restauro em andamento no Estado
Os integrantes do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André (Comdephaapasa) participaram, na última quarta-feira (24), de uma visita técnica às obras de restauro de dois prédios tombados da antiga fábrica da Rhodia, localizados na Avenida dos Estados. Os imóveis pertencem atualmente à Goodman, empresa que constrói um galpão logístico de grande porte no terreno, mas que manteve a área dos galpões tombados e está promovendo sua restauração.
A visita foi organizada pela Goodman, que recepcionou os conselheiros com um evento especial. A programação incluiu coffee break, apresentações técnicas sobre o projeto do centro logístico, explicações sobre a história e a importância dos imóveis tombados, além de uma visita guiada às obras de restauro, conduzida por profissionais especializados.
Um dos destaques do projeto é o programa de inclusão de mão de obra de refugiados, utilizada pela elevada qualidade no restauro quase artesanal da alvenaria e estruturas em madeira, realizado pela empresa sub-contratada Carthago Engenharia, que reforça o caráter social da iniciativa.
Segundo a diretora executiva da Goodman no Brasil, Edith Bertoletti, a intervenção tem dimensão histórica no estado. “Essa é a maior obra de restauro em andamento em São Paulo. São 2,8 mil metros quadrados sendo restaurados por empresas especializadas. O Comdephaapasa solicitou a permeabilidade visual dos prédios, então será possível vê-los da rua. Os dois edifícios darão nova vida às lembranças que famílias da região do ABC têm em suas memórias a respeito deste local”, destacou.
Além da restauração, os dois prédios revitalizados irão abrigar o Memorial Rhodia, espaço cultural dedicado à memória da indústria química para a história de Santo André. Os prédios restaurados serão usados como prédios administrativos e refeitório do empreendimento logístico.
O presidente do Comdephaapasa, Fernando Cunha, ressaltou a importância do investimento da Goodman para a cidade. “Na vistoria, nós membros e técnicos do Conselho, pudemos perceber a seriedade e respeito que a empresa vem tratando o patrimônio histórico da cidade. As boas práticas de restauro vêm sendo cuidadosamente observadas pelos profissionais envolvidos e a cidade resgata mais um símbolo de sua história, que representa uma importante memória afetiva da cidade”, afirmou Cunha.
Com a preservação dos prédios históricos e a instalação do memorial, Santo André alia desenvolvimento econômico, geração de empregos e valorização de seu patrimônio arquitetônico e cultural.
Centro logístico - O projeto logístico da Goodman no antigo terreno da Rhodia envolve um investimento estimado em R$ 360 milhões e contempla a construção de 60 mil metros quadrados de área construída para operações de armazenagem, distribuição e logística. O empreendimento contará com certificação LEED Platinum.
Durante a fase de obras, já foram gerados cerca de 5 mil empregos, e a estimativa é de que, durante a construção e operação plena, o empreendimento crie 17 mil postos de trabalho diretos e indiretos.
O terreno total do empreendimento possui 147 mil metros quadrados, adquiridos pela Goodman em 2021, e passa por processo de remediação ambiental, iniciado bem antes do início das obras.