Iniciativa faz parte do prêmio Excelência Educacional do Governo de São Paulo e contemplou 22 escolas do município
Santo André, 8 de outubro de 2025 – Em março deste ano a Secretaria de Educação de Santo André recebeu o prêmio Excelência Educacional do Governo de São Paulo, destacando-se na alfabetização de crianças do 2° ano do ensino fundamental. E, nesta quarta-feira (8), durante evento realizado na Escola Estadual Dr. Américo Brasiliense, 22 escolas municipais receberam a premiação do programa Alfabetiza Juntos SP.
O prêmio é um dos pilares da iniciativa que proporciona parceria do Estado com os municípios e tem como objetivo alfabetizar 90% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental até 2026.
"É com muita alegria que recebemos essa certificação do Governo do Estado, em reconhecimento ao trabalho que vem sido desenvolvido nas nossas escolas, cabe ressaltar que não é apenas uma prova, o desempenho é um reflexo de todas as ações que têm sido tomadas por parte dos nossos gestores, professores e funcionários, para proporcionar o melhor ambiente de ensino para nossas crianças. Quando trabalhamos em rede, as metas são alcançadas”, destacou Pedrinho Botaro, secretário de Educação de Santo André.
As escolas que receberam destaque na premiação deste ano foram as Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Professora Célia Inês Domingues de Arruda Assis, Doutor Alberto Francia Gomes Martins, Professor Antonio de Campos Gonçalves, Camilo Peduti, Professor Celestino Bourrol, Professor Ênnio Mário Bassalho de Andrade, Professor Felipe Ricci de Camargo e Professor Joaquim de Carvalho Terra.
Também se destacaram as Emeiefs Professora Sonia Aparecida Marques, Professora Therezinha Monteiro de Barros Nosé, Professora Yvonne Zahir, José Maria Sestilho Μattei, Maria da Graça de Souza, Professor Antonio Virgilio Zaniboni, Professora Elaine Cena Chaves Maia, Elisabete de Leonardi, Professora Maria Cecilia Dezan Rocha, Comendador Piero Pollone, Paulo Freire, Cidade Takasaki, Silvia Orthof, Parque Andreense.
Alfabetiza Juntos SP - Durante o ano letivo, a Secretaria de Educação, além de aderir ao programa Alfabetiza Juntos SP, aplicou avaliações de fluência leitora e a avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).
A avaliação de 2024 foi de 99% de participação, contabilizando 74% de crianças leitoras. Um aumento em relação a 2023, que registrou 92% de participação, contabilizando 71% de crianças leitoras. Vale destacar que, ainda em 2024, Santo André recebeu o prêmio Destaque na Alfabetização, baseado nos resultados da Avaliação da Fluência Leitora de Saída de 2023.
O Alfabetiza Juntos SP atua em cinco pilares incluindo material didático impresso e digital; avaliação e monitoramento da aprendizagem; plataformas digitais de leitura e matemática; formação para professores e gestores e o prêmio Excelência Educacional.
A rede municipal realiza a avaliação de fluência em leitura a partir da análise, com base nos resultados obtidos, e a partir daí desenvolve os planejamentos pedagógicos direcionados para a realidade de cada criança, turma e escola, priorizando a melhora da leitura dos estudantes.