Estimativa é economizar R$ 20 milhões até 2028 com fim do uso do papel; Sistema Eletrônico de Informações promove eficiência, sustentabilidade e diminui burocracia
Santo André, 9 de outubro de 2025 – A Prefeitura de Santo André lançou em abril o processo de digitalização de processos administrativos, o SEI (Sistema Eletrônico de Informações) e agora, seis meses depois de a iniciativa estar implantada e consolidada, com servidores devidamente capacitados, os resultados começam a aparecer. Nesta semana, por exemplo, a administração quebrou um recorde: 277 processos físicos digitalizados em 24 horas.
O projeto tem como objetivo promover agilidade, eficiência, economia, transparência e cuidado com o meio ambiente, a partir do conceito de “papel zero”, modernizando, desburocratizando e economizando todas as etapas que dizem respeito a trâmites internos. No total, já são quase 8 mil processos digitais desde a virada de chave do físico para o digital que aconteceu no início de agosto.
“A montanha de processos físicos está sendo digitalizada. Com o SEI, reduzimos o tempo de resolução de processos de 15 dias para até 48 horas. Vamos fazer em toda a gestão. Em breve, teremos uma gestão 100% digital, com inovação, tecnologia, transparência e eficiência no serviço público, preparada para o futuro”, destacou o prefeito Gilvan Ferreira.
A previsão é que, até 2028, 3,4 milhões de folhas de papel sejam poupadas com essa digitalização processual – o equivalente a 102 mil processos administrativos. A estimativa é de uma economia de R$ 20 milhões com a eliminação do uso de papel.
Na prática, o SEI também proporciona redução de gastos com papel, impressão e armazenamento, diminui o uso de papel, preservando o meio ambiente, permite que processos que levavam semanas sejam resolvidos em dias ou horas, além de trazer maior controle e rastreabilidade aos documentos; e dá acesso remoto para servidores e gestores, sem necessidade de deslocamento.