Trocas ocorrem neste sábado, dia 18 de outubro
Santo André, 16 de outubro de 2025 - O bairro Parque Andreense recebe neste sábado (18) uma edição itinerante do programa Moeda Verde. A ação é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), e do Fundo Social de Solidariedade, com o Banco de Alimentos.
O Moeda Verde é uma iniciativa que tem o objetivo de coletar e destinar os resíduos dos munícipes andreenses de forma correta, contribuindo para a sustentabilidade e preservação, tanto do meio ambiente quanto do Aterro Municipal, prolongando sua vida útil. Atualmente, o programa atende 33 comunidades de forma fixa.
O morador pode entregar seus materiais recicláveis e, em troca, levar para casa frutas, verduras e legumes, estimulando a prática da reciclagem e garantindo segurança alimentar. Cada cinco quilos de recicláveis equivalem a um quilo de hortifrúti. Além disso, o Moeda Pet ocorrerá conjuntamente e os participantes poderão trocar garrafas plásticas (PET) por ração para cães e gatos, na proporção de um quilo de garrafas por um quilo de ração. Desde o início do programa, já foram recolhidas 2.161 toneladas de resíduos, sendo que 432 toneladas de alimentos foram entregues aos munícipes.
A modalidade itinerante apresenta a iniciativa e reforça a ideia de que o programa vai até as comunidades, reduzindo barreiras de acesso para quem deseja participar, facilitando a adesão de quem mora distante dos pontos fixos, e fortalece o senso de pertencimento e cuidado com o meio ambiente e o espaço onde se vive.
A edição itinerante no Parque Andreense se junta às já realizadas em outros bairros, como no Sítio dos Vianas, promovida em setembro, e atende diretamente um pedido da Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense.