Intervenções antes do período de chuvas preparam córrego para processo de desassoreamento
Santo André, 17 de outubro de 2025 – A Prefeitura de Santo André segue se preparando para reduzir o risco de alagamentos durante o período de chuvas. Entre as iniciativas estão obras em andamento no Rio Tamanduateí, na Avenida dos Estados.
A intervenção precede o processo de desassoreamento das margens e do curso d’água, procedimento este por meio do Programa Rios Vivos, projeto da SP Águas, agência reguladora dos recursos hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.
“Viaduto entregue, viário entregue e praça entregue. Agora estamos realizando obras de contenção de enchentes, já preparando para uma obra do SP Águas: o desassoreamento do rio. Em breve máquinas estarão trabalhando dentro e ao redor do Tamanduateí”, indicou o prefeito Gilvan Ferreira.
“Essas obras são realizadas agora, neste período com menos chuvas, justamente para amenizar os riscos de enchente quando o período chuvoso vier”, emendou o chefe do Paço andreense.
“A força da água vai desgastando as laterais do rio. Então para que o viário não caia, há necessidade dessa contenção”, explicou o secretário de Infraestrutura e Obras, Acacio Miranda. “O desassoreamento é a limpeza da calha do córrego, a retirada de todo o material estranho que está dentro dele”, completou o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira.