Metodologia do Ministério da Saúde conta com consultoria de hospitais de ponta, visando a melhoria dos processos e a agilidade da assistência emergencial
Santo André, 17 de outubro de 2025 - Uma comitiva do Hospital Alemão Oswaldo Cruz esteve no Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, em Santo André, nesta quarta (15) e quinta (16), para a primeira visita do projeto Lean nas Emergências. O equipamento hospitalar andreense, referência em saúde feminina e materno-infantil no ABC, é um dos selecionados para integrar a iniciativa, no âmbito do Proadi/SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde).
O projeto, do Ministério da Saúde, conta com a parceria de hospitais brasileiros de excelência em sua execução. A metodologia Lean (que significa “enxuto”) visa otimizar o fluxo de atendimento nas emergências hospitalares e melhorar a gestão, racionalizando recursos, otimizando espaços e insumos.
No caso do Hospital da Mulher de Santo André, a seleção foi realizada em 1º de outubro, a partir de critérios de elegibilidade que foram atendidos. Ao hospital responsável, no caso o Oswaldo Cruz, cabe agora prestar toda a consultoria na implantação, execução e avaliação dos resultados.
“O Lean trará grandes benefícios uma vez que seu objetivo central é gerar estatísticas sobre os atendimentos. A partir desses dados concretos, será possível promover melhorias nos fluxos de trabalho e otimizar a assistência prestada, reduzindo tempo de espera dos pacientes, custos e aumentando a rotatividade de leitos”, avalia o médico Felipe Colbert, coordenador do Pronto-Socorro de Obstetrícia e diretor clínico do Hospital da Mulher.
Durante os dois dias de visita, as equipes de direção e coordenação do Hospital da Mulher participaram, de forma presencial, do Fórum de Abertura do Ciclo 10 do Projeto Lean nas Emergências e percorreram setores como Pronto-Socorro, Internação, UTI (Unidade de Terapia Intensiva), Hotelaria e NIR (Núcleo Interno de Regulação) para o diagnóstico inicial. Após essa primeira fase, as ações serão discutidas e colocadas em prática, como já ocorre no Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) – que foi selecionado em outubro de 2024 e vem obtendo resultados positivos.
“A parceria entre os gestores, as equipes médicas, de enfermagem, multiprofissionais, administrativas e o envolvimento de todos os setores do hospital é muito importante para o sucesso do projeto. Embora a gente não tenha superlotação, essa metodologia vai de encontro aos nossos objetivos de melhoria de fluxos e processos, otimização de recursos e oferta de um atendimento cada vez mais qualificado”, destaca a gerente administrativa do Hospital da Mulher, Elisabete Tavares.
O acompanhamento dos consultores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz será diário, por meio de reuniões online, e as visitas ocorrerão mensalmente. Ainda integram o time de instituições de ponta que colaboram com o projeto Lean nas Emergências os hospitais Sírio-Libanês e Beneficência Portuguesa, também de São Paulo, e o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre.