Foram 27 Emeiefs inscritas, contando com mais de 2,2 mil participações de estudantes da rede municipal; cerimônia contou com bate-papo com atletas de diversas modalidades
Santo André, 10 de novembro de 2025 - A participação dos alunos da rede municipal de Santo André na 54ª edição dos Jogos Escolares foi motivo de orgulho para todos os envolvidos. Por isso, nesta segunda-feira (10), a Secretaria de Educação promoveu um encontro para homenagear os destaques na competição.
Nesta edição, a rede municipal participou com 27 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental), contando com aproximadamente 1,5 mil inscrições e mais de 2,3 mil participações de alunos em 14 modalidades (atletismo, basquete, futebol society (fut7), futsal, ginástica artística, handebol, judô, karatê, natação, queimada, skate, tênis de mesa, voleibol e xadrez).
Durante a cerimônia, realizada no Centro de Formação de Professores Clarisse Lispector, o clima nostálgico sobre os Jogos Escolares era grande. Estudante do 5° ano da Emeief Arquiteto Estevão de Faria Ribeiro, Livia Rodrigues de Jesus disputou os Jogos Escolares nas modalidades basquete e queimada e enfatizou a sua melhor experiência durante a competição. “Foi comemorar a vitória do nosso time. Foi inesquecível“.
Com o auditório lotado, todos os envolvidos no processo da competição foram lembrados: alunos, equipe de professores, equipe do transporte escolar, gestores, servidores da Secretaria de Educação e de Esporte e Prática Esportiva, funcionários da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), além de familiares e comunidade escolar.
Bernardo Figueiredo, estudante do 4° ano da Emeief Arquiteto Estevão de Faria Ribeiro, aprovou a experiência. “Já é o terceiro ano em que participo desse encontro e é muito legal lembrar dos jogos com meus amigos e falar sobre esporte“.
Além das homenagens, para tornar o encontro ainda mais inesquecível, os alunos tiveram a oportunidade de participar de um bate-papo com atletas renomados em diversas modalidades para troca de experiências.
A atleta de tênis de mesa de Santo André, Beatriz Kanashiro, comemorou a oportunidade. “É muito legal poder contar minha história como atleta e de alguma forma incentivar as crianças que estão iniciando no esporte. Minha dica para quem deseja seguir nessa área é empenhar o seu melhor a cada treino e se divertir no processo para conquistar seus sonhos”, destacou.
Fabrício Ferreira, que integra a Seleção Brasileira Paralímpica de Atletismo, reforçou a alegria de compartilhar sua trajetória. “Para mim é uma honra participar de um evento como este. A base do esporte tem que começar na infância e evoluir. Muitos destes jovens serão os atletas que vão nos representar no futuro”.
Participaram também da atividade Mateus Evangelista, medalhista mundial em salto em distância; Vanessa Gonçalves, a Sassá, do Basquete Feminino; Lays da Silva, armadora da AD Santo André de Basquete Feminino e Luciane Moscaleski, ex-atleta de basquete, que atuou no time de Santo André.
Esteve presente ainda Fábio Reis, capitão da equipe do Santo André na Copa São Paulo de 2003 – o primeiro a levantar o troféu de campeão, numa das maiores conquistas da história do Ramalhão.