O “Café Literário”, do Governo do Estado de São Paulo, tem como objetivo evidenciar o trabalho realizado pelas escolas e os resultados alcançados
Santo André, 10 de dezembro de 2025 - Por meio do Programa Alfabetiza Juntos, do Governo do Estado de São Paulo, Santo André sediou nesta terça-feira (10) o “Café Literário”. O evento reuniu 65 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) e 17 escolas estaduais que atendem os anos iniciais (1º ao 5º ano).
Na ocasião, foram apresentadas 11 práticas exitosas e os resultados obtidos por escolas municipais e três práticas das escolas estaduais. Participaram da atividade diretores e assistentes pedagógicos das escolas municipais, diretores e coordenadoras pedagógicas das escolas estaduais, coordenadoras de serviços educacionais, supervisores de ensino e equipes técnicas.
“Quando aceitei o desafio de contribuir com esta missão, fiz isso acreditando no poder do trabalho coletivo, na capacidade que temos de dar as mãos, unir esforços e construir caminhos que façam sentido para nossas crianças. E hoje essa certeza se renova. Seguimos avançando com o apoio do prefeito Gilvan, que tem acolhido com seriedade cada ação voltada à nossa rede”, destacou o secretário de Educação, Pedrinho Botaro.
Marcia Bernardes, diretora de cooperação com os municípios da Secretaria de Educação do Estado, esteve na cerimônia representando o Renato Feder, secretário estadual da Educação. “Hoje estive no Café Literário de Santo André para acompanhar as boas práticas que estão sendo compartilhadas entre as escolas do Estado e Município. É um evento importante por se tratar de uma colaboração que visa fortalecer ainda mais a qualidade da escola pública”, pontuou.
A supervisora de ensino em Santo André, Márcia Beatriz, também marcou presença no evento. “Estou aqui com muita satisfação por conta da especificidade do evento, que é justamente através da unidade entre município e estado que vamos conseguir melhorar a escolarização das nossas crianças. Principalmente a nossa alfabetização, por isso, considero um evento muito importante”, concluiu.