Evento reuniu sociedade civil, trabalhadores e gestores para definir prioridades e avanços da saúde municipal
Santo André, 10 de dezembro de 2025 - A 19ª Conferência Municipal de Saúde de Santo André foi realizada nos dias 5 e 6 de dezembro, para discutir os rumos da saúde pública no município. O encontro, promovido pela Secretaria de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde, teve como objetivo avaliar a execução das políticas atuais, apresentar inovações desenvolvidas pela rede municipal e definir diretrizes que conduzirão o planejamento do SUS local nos próximos anos.
A conferência é o principal espaço de participação social da saúde andreense. Durante o evento, foram apresentados resultados da 18ª Conferência, novos projetos tecnológicos e iniciativas voltadas à modernização da assistência.
"Essa é uma reunião de profissionais de saúde, gestores, conselheiros, usuários do sistema, representantes de movimentos sociais e cidadãos que estão comprometidos com a saúde pública do nosso município”, afirmou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Aguinaldo Teixeira.
A programação teve início em 5 de dezembro com credenciamento, solenidade de abertura e apresentação da prestação de contas das deliberações anteriores. Em seguida, foi homologado o regimento interno da 19ª edição e realizada uma atividade cultural de encerramento.
O segundo dia, 6 de dezembro, contou com credenciamento de delegados e a Palestra Magna “Participação, Gestão, Organização e Cuidado: Construindo um SUS eficiente e humanizado”, que contextualizou os desafios e avanços da gestão pública de saúde. Os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir eixos temáticos, identificando demandas emergentes, avaliando políticas vigentes e elaborando propostas.
As deliberações aprovadas na plenária final passam a orientar diretamente o planejamento municipal, influenciando ações de atenção básica, média e alta complexidade, inovação tecnológica, humanização do cuidado e estratégias de gestão.
A secretária adjunta de Saúde de Santo André, Vanessa Crispim, reforçou a importância do evento para a gestão municipal: “Cada opinião, contribuição e proposta apresentada aqui, carrega a capacidade de mudar realidades, salvar vidas e ampliar horizontes. Tudo isso, alinhado à boa governança e apoio do prefeito Gilvan Ferreira e do secretário de Saúde Edson Salvo, resulta em ações para um SUS mais forte, acolhedor e resolutivo, que olha nos olhos dos pacientes e respeita suas trajetórias”.
Com ampla participação e foco na melhoria contínua, a 19ª Conferência Municipal consolidou-se como um marco de fortalecimento do SUS, reforçando a integração entre governo e sociedade na construção de uma saúde pública mais qualificada e acessível.