Santo André, 5 de fevereiro de 2026 - O Teatro Conchita de Moraes, em Santo André, recebe na sexta (6) e no sábado (7), às 19h, e no domingo (8), às 20h, o espetáculo Cidade Cria. Com entrada gratuita, a peça foi criada e montada por aprendizes da Escola Livre de Teatro (ELT). O espetáculo traz em seu enredo reflexões sobre a existência humana nas cidades e a importância de conseguir viver de forma plena.
A peça apresenta uma pessoa andante que, ao se cansar da vida na cidade parte em busca de um lugar para existir. Embora tenha onde morar, sente que habitar não é o mesmo que viver. Ao encontrar um espaço indefinido – quintal, teatro, ruína ou um abrigo –, decide permanecer. Durante a noite, sonha com a criação de outra cidade dentro da cidade: feita de barro, festa e resistência, capaz de reinventar a história.
A peça Cidade Cria é uma criação dos aprendizes do 3º ano da turma da Formação 26 do Núcleo de Formação de Atores e Atrizes da ELT. A cada ano, o grupo de aprendizes ingressantes nos cursos de longa duração recebe um número. Ou seja, em 2026, terá início a turma da Formação 29.
O espetáculo é uma criação coletiva baseada nas práticas teatrais e desdobramento de percursos formativos, reunindo aulas abertas, apresentações artísticas, encontros coletivos e mostra de processos dos aprendizes que ingressaram em 2023.
Os aprendizes responsáveis pelo espetáculo Cidade Cria são Antônio Fábio Garcia, Ches Leal, Glauce Teixeira, Hiar Eliza, Lavi Azúlys, Loreno Sereno, Keila Moreira, Isabela Leal, Laís Cafari, Larissa Costa, Raquel Bedê, Mavi Pimentel, Nathália Martins, Tiffany Dias e Marco Antônio Celestino. A orientação do processo ficou com Dinho Hortencio, Lucia Kakazu, Lucas Moura e Saloma Sallomão.
Oficina de sapateado - Para quem prefere dançar, a oficina gratuita Vivenciando o Sapateado, ministrada por Fernando Nogueira, acontece no Centro de Dança neste sábado (7), das 10h às 12h. As inscrições devem ser feitas presencialmente no dia e na hora da atividade. O Centro de Dança fica na Rua Doutor Eduardo Monteiro, 410, no Jardim Bela Vista.
A oficina integra percussão corporal e sapateado americano por meio de uma metodologia acessível ao público infantojuvenil e adulto. As atividades começam com jogos rítmicos que exploram palmas, estalos e batidas no corpo, estimulando coordenação, musicalidade e percepção do próprio ritmo. Em seguida, são introduzidos passos básicos de sapateado, apresentados de forma divertida e progressiva, conectando movimento e som. A prática combina pequenos desafios e composições coletivas, incentivando a criatividade, o trabalho em grupo e a expressão individual.
Fernando Nogueira é formado em sapateado americano, atuando como bailarino, coreógrafo e professor. Premiado em festivais como Promodança, Festival de Dança de Joinville e Pariz Summer Festival, integrou a Cia. Marchina e o Grupo de Lyrical Jazz (Da Vinci Art Studio). Participou de projetos para Globo, Volkswagen e do filme A Bailarina. É diretor do Grupo Experimental Sapateia, organizador do SapateiABC e coreógrafo do espetáculo PernalTap, entre outras.
Serviço
Espetáculo Cidade Cria
Datas: 6 e 7/2 (sexta e sábado), às 19h | 8/2 (domingo), às 20h
Local: Teatro Conchita de Moraes
Endereço: Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Teresinha - Santo André
-| Texto: Paola Zanei
-| Foto: Divulgação/PSA
Fonte: Secretaria de Cultura