Equipes de educação de trânsito distribuem material e agentes fiscalizam a travessia segura, além de possíveis infrações
Santo André, 9 de fevereiro de 2026 - A Secretaria de Mobilidade Urbana de Santo André iniciou nesta segunda-feira (9) mais uma edição da Operação Volta às Aulas. A ação busca proporcionar, por meio da distribuição de folhetos informativos, monitoramento e fiscalização das leis de trânsito, mais segurança viária para motoristas e pedestres na entrada e saída das escolas.
O monitoramento dos agentes do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) também visa evitar gargalos no tráfego com pontos de lentidão. A fiscalização tem o objetivo de impedir a parada em fila dupla, o estacionamento em local proibido, além de garantir respeito às vagas destinadas a idosos, pessoas com deficiência e reservadas aos transportadores escolares.
Além da presença dos agentes de fiscalização, equipes da Gerência de Educação de Trânsito (GET) também estiveram em frente às escolas conversando com pais, responsáveis e alunos, reforçando orientações sobre travessia segura, uso da faixa de pedestres e a importância de atitudes responsáveis no trânsito.
“A Operação Volta às Aulas reforça o compromisso da nossa gestão com a segurança das crianças e de toda a comunidade escolar. Com orientação, fiscalização e melhorias na sinalização, estamos organizando o trânsito e prevenindo acidentes nos momentos de maior movimento”, afirma o prefeito Gilvan Ferreira.
A Operação Volta às Aulas faz parte da rotina da Secretaria de Mobilidade Urbana e, a cada ano, constata-se a melhoria do trânsito nas áreas próximas às escolas, o que demonstra a eficiência das ações preventivas e regulares. A ação é intensificada neste período e acontece regularmente ao longo do ano letivo.
Em paralelo, também fazem parte da Operação Volta às Aulas ações de manutenção e melhoria na sinalização horizontal e vertical, acompanhamento e reprogramação dos planos semafóricos e implantação de novos focos semafóricos de pedestres.
"Nosso objetivo é garantir mais segurança viária no entorno das escolas, protegendo nossas crianças e organizando o fluxo de veículos nos horários de maior movimento. A presença dos agentes e o trabalho de educação no trânsito são fundamentais para prevenir acidentes e promover uma convivência mais responsável", conclui o secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote.