13 JAN 2010
Saul Gelman, pela terceira vez, é eleito ouvidor de Santo André

Após longo e conturbado processo eleitoral, Saul Gelman foi eleito o novo ouvidor de Santo André para o próximo exercício compreendido entre 1º de fevereiro de 2010 e 31 de janeiro de 2012.

Será o terceiro mandato de Saul Gelman como ouvidor municipal. Ele foi o primeiro ouvidor empossado em 1999, reelegeu-se em 2001 e volta agora em 2010.

[img_assist|nid=1546|title=Saul Gelman é o novo ouvidor|desc=|link=node|align=left|width=484|height=640]Saul Gelman tem longa carreira como empreendedor do setor comercial e da construção civil. É integrante do Conselho Superior da Associação Comercial e Industrial de Santo André (ACISA), instância reservada aos ex-presidentes da instituição, além de conselheiro da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), seccional São Paulo.

Uma das principais metas de Gelman é promover aproximação entre a Ouvidoria e o seu Colegiado composto por 17 representantes de entidades da sociedade andreense.

Entre estas entidades figuram a própria ACISA, a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, entre outras.

Eleição
O processo eleitoral foi realizado na noite de 13 de janeiro no auditório do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental (SEMASA), após adiamento motivado pela indefinição quanto à representação de uma das entidades do Colegiado, a OAB.

A definição veio após três horas, em segundo turno. No primeiro turno, Gelman obteve seis do total de 11 votos dos representantes do Colegiado. Os candidatos Manoel Luiz Correa Leite e José Luiz Cestari receberam, respectivamente, três e dois votos cada.

No segundo turno, Saul Gelman venceu Manoel Luiz Correa Leite por 7 a 4, cumprindo a exigência de obtenção de 50% dos votos mais um.

Transição
Antes de tomar posse em 1º de fevereiro, Gelman deve realizar visitas à Ouvidoria de Santo André a fim de preparar a transição de comando num trabalho integrado com o atual ouvidor, Reinaldo Abud, e sua equipe.

Como novo ouvidor, ele exercerá o direito de indicar profissionais de sua confiança para o preenchimento de três cargos: de ouvidor adjunto, atualmente exercido por Ronaldo Martim, além de dois coordenadores de programa responsáveis pelo acompanhamento dos processos administrativos movidos sob solicitação dos munícipes.

Sobre a Ouvidoria de Santo André
A Ouvidoria de Santo André é um órgão municipal independente, com autonomia para representar os munícipes em questões relacionadas aos mais diversos serviços prestados pela Prefeitura.

Ao completar dez anos em agosto do ano passado, seu balanço indicava 39.381 atendimentos, dos quais 9.886 relacionados a processos administrativos internos movidos em nome dos munícipes. Deste total, 5.047 tiveram demandas plenamente atendidas e 4.348, reivindicações parcialmente atendidas, o que indica 94% de resolução.

Mais informações podem ser obtidas no site , ao clicar sobre o botão da Ouvidoria, na opção Sites da Prefeitura.

André Lima
14/01/2010