[img_assist|nid=1577|title=Secretário andreense Nilson Bonome e o Secretário adjunto de Gestão Pública do Estado de São Paulo, Marcos Antonio Monteiro|desc=|link=node|align=left|width=640|height=425]A Prefeitura de Santo André deu mais um passo importante para a implementação de um Poupatempo em parceria com o governo estadual. Na tarde desta terça-feira (30), o secretário de Gabinete e de Finanças de Santo André, Nilson Bonome, esteve na Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo, no bairro da Consolação, onde protocolou documento referente à instalação de uma unidade do Poupatempo em Santo André.
O documento apreciado e carimbado pelo secretário adjunto da secretaria estadual, Marcos Antonio Monteiro, dá ao governo paulista o conhecimento de duas informações indispensáveis para a continuidade do processo de instalação.
Em primeiro lugar, a Prefeitura de Santo André manifesta seu compromisso em efetuar as obras necessárias para a instalação do Poupatempo no prédio que abrigou fábrica da Rhodia, situado na Avenida Antonio Cardoso, nº 163, nas proximidades do terminal rodoviário e da estação ferroviária, atrás do ABC Plaza Shopping.
São basicamente obras de contenção e elevação de piso, alem de eventuais intervenções viárias no entorno, apontadas como necessárias por técnicos que já vistoriaram o local.
A segunda informação importante é que o processo de desapropriação amigável do referido imóvel já está em comum acordo com seu proprietário. Significa que está praticamente concluída a contrapartida da Prefeitura andreense, exigida pelo governo, de oferecer um terreno amplo e beneficiado com bom fluxo de transeuntes para a instalação do Poupatempo.
O imóvel é composto de um terreno de 8,9 mil metros quadrados com cerca de quatro mil metros quadrados de construção.
Projeto
De acordo com o secretário adjunto de Gestão Pública do Governo Paulista, Marcos Antonio Monteiro, o próximo passo é elaborar um projeto, que deve levar cerca de 60 dias para ser concluído, com base na estrutura existente no imóvel. Depois, o governo paulista deverá fazer o orçamento e a licitação das obras, mas Monteiro não quis estipular prazo para a entrega porque estas dependem de como o projeto será elaborado.
Monteiro afirma que o investimento do Governo do Estado no Poupatempo de Santo André deve atingir de R$ 50 milhões a R$ 60 milhões. O valor corresponde à implantação (construção, montagem, etc) e operacionalização nos cinco anos iniciais.
Sobre o Poupatempo
Para facilitar o acesso do cidadão às informações e serviços públicos, o Governo do Estado implantou em 1996 o programa Poupatempo, que reúne, em um único local, um amplo leque de órgãos e empresas prestadoras de serviços de natureza pública.
Ao todo, são 15 locais em funcionamento que, juntamente com as seis unidades móveis existentes, realizam mais de 106 mil atendimentos por dia.
O programa Poupatempo disponibiliza à população mais de 400 serviços, sendo emissão de RG, atestado de antecedentes criminais, carteira de trabalho e CNH os mais solicitados
André Lima
31/03/2010