16 ABR 2010
Festival de Paranapiacaba recebe a II Rota Gastronômica do Cambuci

O 7º Festival do Cambuci de Paranapiacaba recebe um reforço na programação nos próximos fins de semana. Nos dias 17, 18, 24 e 25, representantes das cidades que integram a II Rota Gastronômica do Cambuci estarão na vila e participarão da feira no Antigo Mercado, onde são comercializadas comidas, bebidas, artesanatos e mudas da árvore do cambuci, entre outros produtos. As atividades do festival acontecem sempre das 10h às 18h.

A Rota do Cambuci, que em 2010 chega à segunda edição, é formada por municípios que desenvolvem alguma atividade econômica relacionada ao cambuci, fruto típico da Mata Atlântica. Além de Paranapaicaba, representando Santo André, participam Rio Grande da Serra, Paraíbuna, Salesópolis, Natividade da Serra, Ilha Bela e a capital paulista. Depois de Paranapiacaba, cada uma destas cidades realizará um evento relacionado ao cambuci, com a participação dos integrantes da Rota.

Neste sábado (17), será realizado também o júri que escolherá as melhores receitas do festival gastronômico que inclui pratos doces e salgados, bebidas, além de sorvetes e outras iguarias preparados pelos empreendedores de Paranapiacaba. Todas as receitas levam o cambuci. O júri será a partir das 12h no Clube União Lyra-Serrano. A divulgação dos vencedores e a premiação serão no dia 25 de abril, no encerramento do evento. Neste dia, às 15h, o músico Renato Teixeira faz show, com entrada gratuita, acompanhado de sua banda no palco instalado ao lado da Praça do Mercado.

Durante o festival o público pode conferir ainda apresentações de músicos da região, que percorrem os estabelecimentos. Nos dias 17, 18 e 25, das 11h às 14h, haverá a apresentação de Valdeck de Garanhuns e Mamulengos no Largo dos Padeiros. Já para as crianças, haverá contação de histórias no Clube União Lyra-Serrano, sempre das 11h às 15h.

Como chegar
Para chegar à vila de carro o visitante pode seguir pela Via Anchieta até o Km 29 (placa para Ribeirão Pires), entrar na SP 148 (estrada Velha de Santos) até o Km 33 e pegar a Rodovia Índio Tibiriçá (SP 31) até o Km 45,5. Daí pegar a SP 122 até Paranapiacaba. Também é possível chegar à vila de ônibus, que sai do Terminal Rodoviário de Santo André (Tersa), localizado na Estação Prefeito Saladino (CPTM), ou da estação ferroviária de Rio Grande da Serra a cada hora (Viação Ribeirão Pires, fone: 4828-1019).

O 7º Festival do Cambuci de Paranapiacaba integra a programação de aniversário de Santo André e o calendário de atividades organizado pelo Departamento de Turismo do município, com a colaboração da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense. Mais informações podem ser obtidas no Centro de Informações Turísticas de Paranapiacaba, Largo dos Padeiros, s/n, tel. 4439-0237, ou aqui

Serviço:
7º Festival do Cambuci de Paranapiacaba
Nos fins de semana de abril e nos feriados, das 10 às 18h.
Local: Empreendimentos da vila, Antigo Mercado e Clube União Lyra-Serrano.
Festival gastronômico, feira de produtos elaborados com o cambuci e apresentações musicais.
Julgamento das receitas do festival gastronômico: Dia 17 de abril, às 12h no Clube União Lyra-Serrano.
Encerramento: dia 25 de abril com show de Renato Teixeira, às 15h, no palco da Praça do Mercado.
Entrada: Grátis

Foto: Beto Garavello/PSA
Marcos Imbrizi
14/04/2010