16 ABR 2010
Charles Miller, pai do futebol, é homenageado com a fundação de uma equipe em Santo André

Jogo contra veteranos do Corinthians, em Paranapiacaba, terá presença do neto do maior pioneiro deste esporte no Brasil

Neste sábado (17), das 8h30 às 13h, a Vila de Paranapiacaba será palco de uma partida memorável para a história do futebol brasileiro. O dia marcará a fundação do União Esportiva Charles Miller (U.EC.M.), uma homenagem ao pai do futebol nacional. O confronto contra os veteranos do Sport Club Corinthians Paulista comemora também a primeira partida oficial de futebol no Brasil e o Centenário do Timão.

"Para o Corinthians, é uma honra poder participar de um momento tão importante quanto esse. Às vésperas de completar cem anos, estamos felizes por receber o convite de estar no jogo e, ao mesmo tempo, homenagear esta figura tão emblemática para o futebol que foi Charles Miller", afirmou Andrés Sanchez, presidente do Corinthians.

O evento tem início com uma homenagem a Charles Miller, no Clube União Lyra Serrano, apresentando a história e imagens de sua trajetória. A apresentação contou com o apoio de John Robert Mills, o autor da biografia – "Charles Miller - o pai do futebol brasileiro". Mills estará presente na festividade.

Historiadores afirmam que o primeiro registro de uma partida de futebol no Brasil é de 14 de abril de 1895 na Várzea do Carmo, em São Paulo. O novo time de Paranapiacaba também está sendo fundado no dia 14 de abril, porém a homenagem será prestada no dia 17.

Em campo, o time de veteranos do U.E.C.M enfrenta o máster do Corinthians, comemorando o centenário da tradicional equipe paulistana, que terá o goleiro Dagoberto (suplente de Ronaldo nos anos 80 e 90), Pavão (lateral), os zagueiros Guinei e Dama, Ezequiel (volante), Agnaldo (ponta-direita), Zenon (meia e ex-seleção brasileira), entre outros. O pontapé inicial será dado por Charles Miller Junior.

O jovem U.E.C.M. já conta com um ilustre torcedor. Junior é neto do homenageado e estará vestindo a camiseta do clube. Ele estará com a família, fazendo parte da torcida durante o jogo.

Para o segundo tempo será a vez dos juniores do U.E.C.M enfrentarem a seleção de juniores da Liga Santoandreense de Futebol Amador. A mudança entre os períodos simboliza a passagem da história e do tempo, dando espaço a nova geração.

A Vila conta com algumas histórias do futebol. Uma delas é sobre o retorno de Charles Miller ao Brasil, em 1894, após temporada de estudos na Inglaterra. Em sua bagagem havia duas bolas usadas, chuteiras e um livro de regras. Moradores afirmam que os primeiros chutes no Brasil aconteceram por lá. Todas as pessoas que vinham de Inglaterra de navio a Santos e pegavam o trem até São Paulo obrigatoriamente passavam pela Vila de Paranapiacaba. Funcionários ingleses da ferrovia, a São Paulo Railway Co., promoviam torneios selecionando os melhores trabalhadores e imigrantes de cada nacionalidade.

Clássico de origem inglesa

A fundação de um time de futebol amador em Paranapiacaba é um resgate de um dos berços da história do futebol brasileiro e da influência inglesa na Vila.

O escudo do clube é uma locomotiva que simboliza a chegada da ferrovia ao Brasil, levando à frente a bola trazida por Charles Miller (foto: divulgação) e o limpa brilho que carrega as cores da bandeira da Inglaterra.

O Corinthians também possui inspirações inglesas. Originalmente o nome é de um antigo time da Inglaterra.

O palco para este espetáculo histórico será em um verdadeiro museu a céu aberto. A Vila mantém suas características da ocupação britânica do início do século passado, com suas construções e casas em madeira. A própria neblina típica da região lembra o clima londrino. No mesmo campo da partida deste sábado, o Corinthians enfrentou o Serrano A.C., em 12 de julho de1925 e o resultado do jogo foi 2 a 1 para o time de Paranapiacaba. A estátua do jogo ainda é exibida na galeria de troféus do clube.

A Prefeitura de Santo André tem o interesse que Paranapiacaba faça parte do roteiro turístico dos britânicos durante a Copa do Mundo do Brasil, em 2014, devido à influência, ocupação e história do local, relacionadas ao Reino Unido.

Serviço:
Comemoração da 1a partida de Futebol no Brasil e Centenário do Corinthians – Fundação do União Esportiva Charles Miller (U.EC.M.)|
Data: sábado (17), das 8h30 às 13h
Local da cerimônia: União Clube Lyra Serrano (av. Antonio Olyntho, s/n – Paranapiacaba)
Local do jogo: Campo do Clube Lyra Serrano

Thiago Oliveira
15/04/2010

Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre

Fonte: Prefeitura de Santo André