Em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (18 de maio), a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Inclusão Social (SIS), realiza nesta terça-feira, das 10h às 16h, no Parque Prefeito Celso Daniel (Av. D. Pedro II, 940 - bairro Jardim) atividades sócioeducativas para crianças, adolescentes e visitantes.
A proposta pretende envolver o público, abordando a importância da denúncia, identificação e ações preventivas e de cuidados com crianças, adolescentes e famílias vítimas de violência sexual, utilizando recursos pedagógicos e linguagem acessível.
“A violência contra crianças e adolescentes apresenta-se sob diversas formas, tanto que um sintoma ou sinal não permite afirmar sua existência. Por isso é fundamental o olhar atento e crítico de todos os atores envolvidos no trato cotidiano com estes sujeitos de direitos”, afirma a supervisora técnica da Proteção Social Especial, Francinete Menezes Ribeiro.
As ações contam com as parecerias do Programa Andrezinho Cidadão, o Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância (CRAMI) e o Centro Social Heliodor Hesse.
No Andrezinho Cidadão, educadores sociais realizam busca ativa de situações de direitos violados nas vias públicas da cidade, funcionando como porta de entrada para serviços e programas de proteção social Especial e Básica.
O CRAMI objetiva atendimento psicossocial a crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e às suas famílias, desenvolvendo o potencial destes e criando condições para a recuperação da autoestima e reaproximação familiar.
Já o Centro Social Heliodor Hesse realiza atendimento psicossocial a famílias em situação de risco pessoal e social, contribuindo para o desenvolvimento da identidade, autonomia e capacidade criativa, para que tenham condições de dar respostas novas a situações antigas e respostas adequadas a novas situações, exercitando sua cidadania.
A SIS considera que a maneira mais eficiente de enfrentar essa realidade é a informação, cabendo a todos atuar como agentes na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Os resultados esperados das atividades são manter uma população atenta e informada, multiplicadora de ações preventivas e ou denunciadores de situações de direitos violados.
Prevenção à exploração sexual infanto-juvenil via Internet
Nos dias 12 e 13 de maio ocorreu no 9º andar do prédio do Executivo uma Oficina do Círculo de Parcerias de Proteção da Criança e Adolescente (CPP), evento realizado pela Prefeitura, com participação do Centro para o Aprendizado Intelectual (CIL), do Canadá.
O encontro teve como objetivo discutir e analisar o andamento dos projetos que estão sendo realizados no município para a prevenção da exploração infanto-juvenil via internet - permitida pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no Brasil.
O evento foi destinado aos parceiros implementadores da metodologia do Círculo de Direitos (Santo André, Maranhão e São Paulo) e parceiros para a implementação e execução do Projeto - SaferNet, Childhood Brasil; Fundação Telefônica, Rede Criança e Adolescente de Bebedouro, Plan Brasil, Aldeias Infantes SOS, Polícia Militar de São Paulo, Instituto Paramentas, Neca Feasa, Crami, Centro Social Heliodor Hess.
Em Santo André, o projeto piloto está sendo aplicado em grupos de risco compostos por crianças e adolescentes dos bairros Tamarutaca e Sacadura Cabral. Com o término nos dois bairros, as atividades serão estendidas para outros locais, do qual o projeto tornará uma ação de Governo na Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes. A parceria da Prefeitura com a CPP iniciou em maio de 2009 e a atuação direta nas áreas iniciou em setembro do mesmo ano. Os trabalhos são realizados a partir da visão das crianças e adolescentes.
Serviço:
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
Local: Parque Prefeito Celso Daniel (Av. D. Pedro II, 940 - bairro Jardim)
Data: terça-feira (18/05)
Hora: das 10h às 16h
Elieuda Queiroz
18/05/2010