07 JUN 2010
Escolas de Santo André terão horário diferenciado em dias de jogos da Copa

As escolas municipais de Santo André e os equipamentos administrados pela Secretaria de Educação  funcionarão em horário especial em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2010. Os alunos e usuários serão dispensados 30 minutos antes do início de cada partida. A portaria de nº 294.06.2010, a qual autoriza a alteração, foi publicada nesta segunda-feira (7) no Diário do Comércio e Indústria (DCI) e determina o horário diferenciado de funcionamento e jornada de trabalho dos servidores das Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeiefs), creches, Centros Públicos de Educação de Jovens e Adultos, Centros Educacionais de Santo André (Cesas), Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, Parque Escola e Centro de Atendimento ao Desenvolvimento Educacional (Cade).

Nos dias em que os jogos serão disputados a partir das 11h, os equipamentos terão suas atividades encerradas às 10h30, retornando às 14h. Nos dias de partidas às 15h30, os equipamentos param de funcionar às 15h e retornam às atividades às 18h. Caso haja prorrogação ou cobrança de pênaltis, a retomada das atividades ocorrerá às 15h para os jogos pela manhã, e às 19h para os realizados à tarde. Em jogos aos sábados e domingos, os Cesas não voltam a funcionar.

Para os professores, os dias de jogos contarão como dia letivo e por isso não haverá necessidade de compensação. Mas os funcionários dos departamentos administrativos devem ficar atentos às opções para compensação desses horários, que variam para funcionários das Emeiefs e das creches. Por exemplo, para partidas que começam às 11h, os servidores das escolas municipais podem trabalhar das 6h às 10h30, o que dá período de 4h30 de trabalho, e cumprir o restante no mesmo mês. Ou ainda entrar às 7h e sair às 10h30, o que resulta em 3h30 de trabalho no dia, com opção de completar a carga que falta para a jornada diária ainda no mês. Veja no link com os detalhes para cada período.

Paola Bonilha
07/05/2010