08 JUN 2010
Plano para o Parque Nascentes de Paranapiacaba terá oficina de planejamento

A Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense e o Instituto Ekos Brasil, realizam, no próximo dia 14 de junho, das 8h30 às 16h, uma oficina de planejamento estratégico do plano de manejo do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba (PNMNP). A atividade será realiza no Clube União Lyra-Serrano (av. Antonio Olyntho, s/n, na Parte Baixa de Paranapiacaba).

O objetivo é fazer uma análise dos pontos positivos e negativos da Unidade de Conservação (UC) da Vila. Para tanto os participantes serão divididos por segmento de atuação (empreendedores, monitores, segurança, entre outros) para que junto com os biólogos, geógrafos e engenheiros florestais, entre outros técnicos contratados pelo Instituto Ekos Brasil, possam contribuir nos debates. A expectativa dos organizadores é que cerca de 60 convidados, entre empreendedores, monitores e moradores, além de técnicos da Prefeitura, participem da atividade.

Plano de Manejo do Parque
Os trabalhos de elaboração do Plano de Manejo do Parque começaram em janeiro. A iniciativa conta com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e da Prefeitura de Santo André. As atividades são realizadas pelo Instituto Ekos Brasil, contratado pela Secretaria de Gestão de Paranapiacaba.

A elaboração do Plano visa estudar as características da fauna, da flora, do patrimônio histórico-cultural, a situação da visitação e trilhas, a educação ambiental, as cavidades naturais subterrâneas, bem como os vetores de pressão sobre o Parque e aspectos institucionais que visam melhorar a gestão da UC. Com base neste levantamento será preparado o Plano de Manejo do Parque, que deve estar pronto em fevereiro de 2011. O plano será utilizado como principal instrumento de gestão, com o estabelecimento de normas, diretrizes, programas e zoneamento, possibilitando a obtenção de recursos para sua implementação.

Marcos Imbrizi
07/06/2010