09 JUN 2010
Santo André/Semasa vai a Ourinhos por vaga à final

Técnica Lais Elena destaca preparo da equipe para a decisão e critica convocação da seleção brasileira

A equipe feminina de basquete do Santo André/Semasa começa a decisão dos playoffs semifinais do Campeonato Paulista nesta quarta-feira (9), às 20h, fora de casa contra a equipe de Ourinhos. A vaga às finais será decidida em melhor de três partidas.

Para os playoffs, as andreenses contarão com a ala cubana Ariadna, cestinha do time na competição com 14,36 pontos de média e a ala/pivô Êga, quinta cestinha, terceira em rebotes com 9,14 por partida e a jogadora mais eficiente do campeonato.

O time andreense, dono da segunda melhor campanha na fase de classificação, somou 21 pontos, conquistados com nove vitórias. Nas quartas-de-final eliminou a equipe de Jundiaí, fazendo 93 a 53 na casa das adversárias. Jogando no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, em Santo André, venceu por 81 a 61.

Contra Ourinhos, durante a fase classificatória, foram duas vitórias do Santo André. No primeiro turno, em casa, anotou 75 a 55. A ala/pivô Simone, com 18 pontos e 12 rebotes, foi o destaque. A jogadora Êga contribuiu com 16 pontos, sete rebotes e quatro assistências. No interior, o jogo terminou 64 a 52. Ariadna anotou 18 pontos, enquanto Êga fez 10 pontos, 12 rebotes e seis assistências.

A novidade amanhã, quarta-feira (9), será o retorno da ala Lílian, que não disputou as partidas contra Jundiaí em função de dores nas costas. “Ela fez dois treinos, está bem e é muito importante em nosso esquema”, explicou a técnica Laís Elena. “Será um jogo muito difícil. São duas equipes tradicionais, mas nosso time está bem preparado”, completou a treinadora.

Convocação
Na manhã desta terça-feira (8), a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) anunciou a convocação da seleção brasileira adulta por meio de seu site oficial, para as disputas do Campeonato Sul-Americano e do Mundial na República Tcheca - competições realizadas em agosto e em setembro, respectivamente.

A escolha das jogadoras que representarão o País foi bastante debatida – e criticada no treino realizado no Pedro Dell’Antonia. “Essa lista foi um absurdo. Quem perde é o basquete brasileiro. Atletas juvenis pouco contribuem em uma preparação para Mundial, e estatística de campeonato de segunda divisão da Espanha também não é parâmetro. O nível das semifinalistas do Paulista é muito superior a essa competição”, comentou a técnica Laís Elena, referindo-se aos critérios adotados pela CBB para fazer a convocação.

Ainda sobre a lista do técnico espanhol Carlos Colinas, a treinadora andreense lamentou a ausência de algumas jogadoras. “A não convocação de Êga, do Santo André, e da Patrícia, de Ourinhos, são perdas enormes para a seleção. As performances delas no Paulista foram desprezadas. Acredito ainda que a Tayara e a Lílian deveriam ter sido melhor observadas”, opinou Laís.

No treino da manhã desta terça-feira, a técnica do Santo André também comemorou o retorno da ala Iziane, do Atlanta Dream. “A CBB tinha de se acertar com a Iziane. É uma grande jogadora, e importante para a equipe. Mas se vale para ela, deve e deveria valer para todas.”, finalizou a treinadora.

Serviço:
Playoffs semifinais – Campeonato Paulista de Basquete Feminino – Santo André/Semasa x Ourinhos
Jogo 1:
quarta-feira (9), às 20h
Local: Ginásio Municipal de Esportes José Maria Paschialick "Monstinho"

Jogo 2: sábado (12), às 18h e
Jogo 3: domingo (13), às 17h, se necessário
Local: Ginásio principal do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia (Rua São Pedro, 27, Vila América, Santo André)

Estatísticas e resultado ao vivo (online):

Fotos: Beto Garavello e Norberto da Silva/PSA
Thiago Oliveira