09 JUN 2010
Moradores da Vila Luzita recebem orientações de prevenção a quedas e a osteoporose

Na semana de 21 a 25 de junho, a Vila Luzita dará continuidade ao calendário de prevenção a quedas e a osteoporose, voltado à população idosa. Palestras, atividades de orientação, exames de ultrassonometria (medição da densidade dos ossos), além de orientações sobre as diversas maneiras de diminuir o risco de quedas dentro de casa serão alguns dos atrativos.

A maioria dos acidentes com esse público acontece dentro da própria casa e, com atitudes simples, podem ser evitadas. Metas da Coordenação da Saúde do Adulto e do Idoso preconizam a orientação e prevenção como arma para reduzir o alto número de fraturas de fêmur neste segmento. Fraturas causadas por quedas podem ocasionar internação hospitalar e incapacitação.

Equipes de fisioterapeutas da Fundação ABC darão suporte nas atividades, as quais percorrerão todas as unidades até o mês de novembro. Confira abaixo o calendário com os dias e locais em que o trabalho será desenvolvido.

COORDENAÇÃO DA SAÚDE  DO ADULTO E DO IDOSO

Cronograma  de atividades

Unidade de Saúde Junho Julho Agosto Setembro Outubro  Novembro
Vila Luzita 21 a 25
São Jorge/Centreville   1 a 8
Vila Helena     23 a 27
Recreio da Borda     30 e 31 1 a 3
Valparaiso         25 a 29
João Ramalho            22 a 26

Sobre a osteoporose

A osteoporose torna os ossos frágeis e sujeitos a fraturas. É uma doença silenciosa e debilitante, a qual atinge uma em cada três mulheres, principalmente após a menopausa, e um em cada oito homens. Trata-se de sério problema de saúde pública que pode causar dor, perda da liberdade e autonomia dos movimentos, elevando o risco de morte. É conseqüência da perda de tecido ósseo.

Os custos de tratamento são altos e o impacto sócio-econômico, grande. Assim sendo, é fundamental que a osteoporose seja detectada precocemente. No Brasil, aproximadamente sete milhões de mulheres, ou seja, 30% das brasileiras que já passaram pela menopausa, convivem com esta doença.

Serviço:

Semana de Prevenção à Osteoporose e a Quedas
21 a 25 de junho
Local: UBS Vila Luzita, Avenida D. Pedro I, 4.197.
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

Daniel Betega
09/06/2010