09 JUN 2010
Curiosidades sobre invertebrados são tema da nova exposição da Sabina

Se você é mais um dos que pensam que invertebrados são apenas animais sem ossos não pode perder a nova exposição científica da Sabina Escola Parque do Conhecimento de Santo André.  Lá, além de descobrir que está enganado, vai aprender muitas outras coisas interessantes, como a sutil diferença entre borboleta e mariposa; que o número de patas dos insetos não varia; que o ser humano possui parentesco com as estrelas do mar; que alguns insetos trocam de exoesqueleto como se trocassem de roupa, pois precisam crescer; que nos mares da América do Norte existe um animal das profundezas chamado de Limulus polyphemus, existente há 300 milhões de anos no planeta, e muito mais.

Todas estas informações fazem parte da exposição Evolução e Diversidade – Invertebrados, cedida pela Fundação Santo André com peças do acervo do Laboratório de Zoologia da instituição. A atração é organizada pelo professor José Luis Laporta. Na Sabina desde o dia 18 de maio, a mostra não tem data para terminar. Ela divide as atenções de crianças e adultos com atrações já tradicionais como o Pinguinário, o Aquário, a única réplica de esqueleto em tamanho natural de um Tyranossaurus rex do Brasil, o simulador da fúria da natureza, com seus terremotos e tempestades e o Gerador de Van De Graaff, equipamento que deixa o cabelo de quem o toca em pé.

Para os professores que estão abordando o assunto em sala de aula, a Sabina disponibiliza aulas direcionadas. Assim, a exposição sobre invertebrados, com monitores treinados para detalhar o tema traz a possibilidade de adaptação para cada faixa etária. Há outros assuntos à disposição dos professores para este tipo de aula, como  animais marinhos, sistema digestório, meio ambiente e reciclagem, sistema solar, evolução do universo, noções de espaço e tempo e educação no trânsito. Nesse caso é preciso agendar com cerca de três meses de antecedência.

“As aulas focadas dão aos professores a possibilidade de fixar de forma concreta na memória dos alunos o conteúdo aprendido em sala de aula por meio da prática e da interatividade”, explica a coordenadora da Sabina Escola Parque, Sílvia Sanchez. “A escola pode, ainda, determinar qual ponto ela quer que seja mais valorizado dentro do tema escolhido e então adaptamos o roteiro da visita à solicitação”, acrescenta.

Serviço:
Exposição Evolução e Diversidade – Invetebrados
Local
: Sabina Escola Parque do Conhecimento (Rua Juquiá, s/nº, Bairro Paraíso, Santo André)
Funcionamento
: Terça-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, apenas para escolas e grupos agendados. Aos finais de semana e feriados, aberta ao público das 9h às 17h30, com fechamento da bilheteria às 16h.
Ingressos: Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de cinco anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$10, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos.

Informações – (11) 4422-2001

Paola Zanei Bonilha