10 JUN 2010
Exposição reconstitui ambiente de trabalho de naturalistas como Charles Darwin

A exposição interativa A biodiversidade e os naturalistas – uma história de vida é a novidade desta semana da programação especial da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense no mês em que se comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente. A mostra contará com duas instalações, uma relativa ao naturalista Charles Darwin e outra ao naturalista Werner Bokermann. Os visitantes poderão visualizar a rotina destes naturalistas e o ambiente em que viviam. Haverá ainda vivências lúdicas, contação de histórias, instalações expositivas, banners, material biológico, livros e móveis de época. A abertura será no sábado (12) e as visitas também poderão ser feitas nos dias 13, 16, 17, 18, 19, 20, 22 e 23 de junho, das 9h às 16h, no Centro de Visitantes do Parque Nascentes (Av. Rodrigues Alves, 471-A, na Parte Baixa de Paranapiacaba).

Nos dias 18 e 23, das 9h às 16h30, será realizado o curso Vivências com a natureza para crianças e jovens, a cargo da bióloga Rita Mendonça, do Instituto Romã. As vagas são limitadas e as inscrições deverão ser feitas previamente através dos telefones (11) 4439-5022 ou 4439-5003.

O público poderá ainda visitar o Núcleo Olho D’água do Parque Nascentes. Em meio à Mata Atlântica, o local abriga o sistema de reservatório de água construído pelos ingleses no final do século 19 para abastecer as máquinas e locomotivas da ferrovia, além da própria Vila. Parte do sistema ainda está em funcionamento e é operado pelo Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa).

Estas visitas poderão ser feitas nos sábados e domingos do mês de junho, das 10h às 16h. Para participar basta comparecer ao Centro de Visitantes do Parque nestes dias. Os organizadores sugerem a doação de uma peça de roupas para a Campanha do Agasalho 2010.

Cursos e palestrasOs moradores da região poderão participar ainda do Brincando e aprendendo com o meio ambiente, programa que envolverá gincanas ambientais, oficinas de confecção de máscaras de animais da Mata Atlântica, rodas de histórias, pinturas de desenhos com a temática ambiental e confecção de brinquedos com materiais recicláveis. Para participar basta se inscrever com o agente comunitário de cada bairro. Os participantes deverão trazer garrafas PET.

A atividade será realizada na Chácara Carreiras (R. José Carlos Pacce, 12), no dia 11; no Parque América (R. Socorro, 13), no dia 24; no Jardim Guaripocaba (Estrada do Rio Pequeno, s/n. Bar do Adélcio), no dia 29 e em Paranapiacaba (Praça do antigo mercado, na Parte Baixa), no dia 30, sempre das 13h30 às 16h.

Para finalizar a programação, o Clube União Lyra-Serrano (av. Antonio Olyntho, s/n, na Parte Baixa da Vila) terá duas tardes de palestras e discussões sobre questões relacionadas ao meio ambiente. No dia 21, Dácio Roberto Matheus, doutor em Ciências Biológicas e professor da Universidade Federal do ABC e da Universidade de São Paulo, tratará do tema Unidades de Conservação: a importância do processo participativo na elaboração do plano de manejo. E no dia 28, Francisco de Assis Comaru, doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, abordará a questão da Saúde, sustentabilidade e cidadania. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através dos telefones (11) 4439-5022 ou 4439-5003.

A programação especial foi idealizada pelo Departamento de Meio Ambiente da Secretaria. O cronograma do evento está disponível no sítio ou pelos telefones (11) 4439-5022 ou 4439-5003.

Serviço:
Programação especial em comemoração do Dia Internacional do Meio Ambiente
Em diversos espaços da região do Parque Andreense e de Paranapiacaba

Todas as atividades são gratuitas.
Mais informações: telefones 4439-5022 ou 4439-5003

Marcos Imbrizi