O programa Bairros + Fortes, da Prefeitura de Santo André, começará suas atividades na quinta-feira (24), a partir das 9h, na Vila de Paranapiacaba, para que os comerciantes desta região histórica e ecológica tenham mais condições de se preparar para o 10º Festival de Inverno, a ser realizado nos dias 17, 18, 24 e 25 de julho.
O programa oferecerá cursos e consultoria gratuitos aos empreendedores formais e informais localizados nos bairros da cidade, com base em diagnósticos realizados pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae).
Nesta primeira etapa do programa, um consultor do Sebrae se reunirá com comerciantes da Vila no Clube União Lyra Serrano para elaborar diagnóstico das necessidades dos empreendedores, a serem atendidas por cursos e oficinas aplicados pelo próprio Sebrae. O representante ministrará ainda a palestra Qualidade Máxima em Atendimento ao Cliente.
“Vamos promover ações de qualificação em Paranapiacaba nos dias que antecedem o início do Festival, com base nos resultados do diagnóstico com os comerciantes locais”, afirma Gabriela Barcellos, titular da Coordenadoria de Fomento ao Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDET) da Prefeitura de Santo André. Entre os temas que poderão ser abordados nas palestras e oficinas figuram, por exemplo, higienização e manipulação de alimentos.
O Bairros + Fortes caminha lado a lado com o Cidade Interativa, uma vez que este programa, que atende a solicitações de moradores feitas via internet, também chegou à Paranapiacaba neste mês, com o objetivo de preparar a vila inglesa para o fluxo de visitantes em função do Festival de Inverno. Segundo Gabriela, o Bairros + Fortes começará a ser implantado em julho nas demais regiões comerciais da cidade, em datas a serem definidas.
Bairros + Fortes
O programa Bairros + Fortes foi lançado no último dia 27 de abril no Teatro Municipal, com presenças do prefeito Dr. Aidan Ravin, de empreendedores e de outras autoridades. Trata-se de iniciativa da Coordenadoria de Fomento ao Comércio da SDET, com patrocínio da Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa) e apoio do Sebrae, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Núcleo de Líderes de Santo André (Nulsa), da Sociedade Oliveira Lima e Região (Sol), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Procon de Santo André.
André Lima