[img_assist|nid=2107|title=Vista aérea de Paranapiacaba|desc=|link=node|align=center|width=640|height=425]
O Plano de Manejo do Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba, desenvolvido pelo Instituto Ekos Brasil, contratado pela Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, ganha importante instrumento que auxiliará no desenvolvimento dos trabalhos. Trata-se do site www.ekosbrasil.org/paranapiacaba. Além das informações relativas às ações desenvolvidas, conta com fórum de discussão, por meio do qual qualquer pessoa interessada em contribuir no processo de elaboração do plano pode participar e dar sugestões.
No novo endereço da internet também estão disponibilizadas informações específicas sobre a Unidade de Conservação, localizada na histórica vila ferroviária de Santo André, além de dados sobre a equipe de pesquisadores e álbum de fotos. É possível acessar arquivo em formato ‘pdf’ do Atlas do Parque, publicado em 2008, com informações sobre o local.
Plano de Manejo do Parque
Os trabalhos de elaboração do Plano de Manejo do Parque começaram em janeiro. A iniciativa conta com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e da Prefeitura de Santo André. As atividades são realizadas pelo Instituto Ekos Brasil, contratado pela Secretaria de Gestão de Paranapiacaba.
A elaboração do Plano visa a estudar as características da fauna, da flora, do patrimônio histórico-cultural, a situação da visitação e trilhas, a educação ambiental, as cavidades naturais subterrâneas, bem como os vetores de pressão sobre o Parque e aspectos institucionais cujo objetivo é melhorar a gestão da Unidade de Conservação.
Com base neste levantamento será preparado o Plano de Manejo do Parque, o qual deve estar pronto em fevereiro de 2011. O plano será utilizado como principal instrumento de gestão, com o estabelecimento de normas, diretrizes, programas e zoneamento, possibilitando a obtenção de recursos para sua implementação.
Informações sobre o Parque
O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba foi criado em 2003 como Unidade de Conservação para preservar os recursos naturais da Mata Atlântica do entorno da Vila. Em área de 4.000.000m² se encontram exemplares de cedro, bromélias e orquídeas. Sua fauna silvestre possui sanhaços, beija-flores, pica-paus, tangarás e macucos, entre outros. A área abriga também diversas nascentes do Rio Grande, um dos principais formadores da represa Billings.
O parque conta com trilhas abertas com visitas realizadas com os monitores ambientais – moradores de Paranapiacaba que foram capacitados pela Prefeitura de Santo André em conjunto com o Instituto Florestal. O local conta ainda com circuito de arborismo. As visitas podem ser feitas de terça-feira a domingo, das 8h às 16h. Mais informações podem ser obtidas no Centro de Visitantes (Av. Rodrigues Alves, 471-A, na Parte Baixa de Paranapiacaba), tel. 4439-0321.
Marcos Imbrizi