28 JUN 2010
Projeto Horta Educativa da Craisa já recebeu mais de 900 visitas neste ano

[img_assist|nid=2226|title=Horta Educativa da Craisa recebeu mais de 900 visitas neste ano|desc=|link=node|align=left|width=640|height=426]A Horta Educativa da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) já recebeu neste ano mais de 900 visitas. O projeto, em prática desde 2004, educa e orienta estudantes das redes pública e privada sobre a importância dos hábitos alimentares saudáveis. A ação é parceria entre a Craisa e o Banco Municipal de Alimentos. No ano passado, a horta recebeu aproximadamente 1,8 mil crianças e adolescentes.

O objetivo é mostrar aos estudantes todo o ciclo produtivo dos alimentos cultivados na horta. “As visitas possibilitam ensinar como ter alimentação saudável na construção de hábitos alimentares, explicar o funcionamento do cultivo, cuidados, comercialização e consumo de hortifruti (frutas e legumes), além de demonstrar a solidariedade nos programas de combate à fome e ao desperdício”, explica Ricardo Rautenberg, técnico agrícola responsável por monitorar as visitas.

Para ampliar o alcance da iniciativa, o projeto agrega, na sequência, visitas ao Mercado Atacadista do Grande ABC e ao Banco Municipal de Alimentos. Os alunos acompanham números de mágicas, brincadeiras e até pinturas para que o passeio se torne mais alegre e atraente.

Com 2,8 mil m² de extensão, a horta cultiva hortifrutis como alface, couve, rúcula, cenoura, beterraba, chuchu, repolho, pitanga, manga, cana-de-açúcar, além de plantas como coentro, cebolinha, salsinha e erva-baleeira. Todos os alimentos são destinados ao Banco Municipal de Alimentos.

O grupo de visitantes descobre algumas curiosidades e cuidados de higiene com frutas e legumes, tais como aprender a descascar cebola sem “chorar”, entender o porquê de o abacaxi ter tantos espinhos ou ainda conhecer o processo de nascimento da batata.

Escolas ou instituições educacionais interessadas em conhecer o local devem entrar em contato com a autarquia ou com o Banco de Alimentos pelos telefones (11) 2829-2976 ou 4996-9500 – ramais 2029/ 2031, para agendar visitas. A visitação dura em média uma hora e meia, podendo ser feita das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, inclusive durante o período de férias escolares.

SERVIÇO:
Horta Educativa da Craisa