01 JUL 2010
Prefeitura de Santo André garante verba para investimento em Paranapiacaba

[img_assist|nid=2341|title=Mercado Central da vila de Paranapiacaba|desc=|link=none|align=left|width=448|height=336]A Prefeitura de Santo André garantiu nesta quinta-feira (1º), por meio de convênio assinado com o governo federal, verba de R$ 1 milhão para investimento em melhorias na vila histórica de Paranapiacaba. O repasse integra o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) das Cidades Históricas, sendo parte dos R$ 25 milhões solicitados inicialmente à União pelo governo Aidan Ravin para preservação do patrimônio cultural da cidade.

O convênio em questão contempla municípios do Estado de São Paulo que contam com patrimônio histórico tombado ou em processo de tombamento pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). No caso de Santo André, trata-se da vila ferroviária de Paranapiacaba, considerada patrimônio histórico nacional desde 2002.

A Prefeitura fará duas principais intervenções após a liberação desta verba inicial. O repasse será usado na reforma de galpões ferroviários e na ampliação do número de banheiros públicos no local.

A assinatura do convênio é resultado de parceria feita no ano passado entre os governos federal e municipal para o Plano de Ação para Cidades Históricas (Pach) e o Sistema Nacional de Patrimônio Cultural. Técnicos da Prefeitura de Santo André elaboraram diagnóstico das potencialidades da Vila, bem como projetos para o desenvolvimento do turismo local. O estudo foi encaminhado ao Iphan em dezembro passado.

O acordo possibilitará à Prefeitura estabelecer novas parcerias com ministérios como o da Cidade, do Turismo e da Cultura para a obtenção de recursos para projetos de melhorias no destino.

[img_assist|nid=2342|title=Festival de Inverno de Paranapiacaba em 2009|desc=|link=none|align=right|width=640|height=426]10º Festival de Inverno
Após encontros com empreendedores locais, o governo andreense decidiu ampliar o Festival de Inverno de Paranapiacaba deste ano para mais uma semana. O 10º FIP terá três fins de semanas, a exemplo das edições anteriores.

Assim, o público poder conferir alguns dos melhores nomes da música popular brasileira nos dias 10 e 11 de julho. Neste primeiro fim de semana, as apresentações serão realizadas a partir das 13h, somente no Clube União Lyra-Serrano, com destaque para os shows da cantora Vânia Bastos e da Banda Laguna.

Nestes dois primeiros dias do festival o público poderá chegar à vila de carro ou de transporte público. Para receber os visitantes, serão montadas 10 barracas de alimentação na Rua Antonio Olyntho. A estrutura suplementar do festival – com esquema especial de trânsito, estacionamento e transporte até a vila, banheiros químicos, entre outras melhorias – será montada para os dois últimos fins de semana (dias 17, 18, 24 e 25).

[img_assist|nid=2343|title=Estação ferroviária é ponto turístico|desc=|link=none|align=left|width=640|height=426]Trem Turístico
Nestes dias, o público poderá conferir algumas das novidades do evento. A principal delas é a chegada do Expresso Turístico, linha de trem que ligará a estação da Luz, na Capital, à Vila Ferroviária, com parada na estação de Santo André. A data da viagem inaugural está sendo definida em conjunto com o governo estadual.

Outra novidade será o palco montado no campo de futebol, o qual substituirá o do Viradouro, uma vez que o trem turístico ocupará aquele espaço. As atrações musicais são outro forte do festival. Estão confirmados shows de Léo Maia, Fernanda Porto, Ed Mota, Ana Cañas, Zeca Baleiro, Isabela Taviani, Virginia Rosa, Zélia Duncan e Maria Rita, entre outros. Todos os shows são gratuitos.

A programação do Festival de Inverno de Santo André começa sempre a partir das 11h. As principais atrações se apresentarão no palco do campo de futebol (Av. Fox, s/n) e no Clube União Lyra-Serrano (Rua Antonio Olyntho, s/n). Também haverá atividades no Antigo Mercado (Rua Campos Sales, s/n) e no Coreto do Clube ULS, além de outros espaços da Parte Baixa da Vila.

No dia 17, as principais atrações são o cantor e compositor carioca Léo Maia (às 15h, no palco do campo de futebol), a cantora Lulina (16h30, no Clube União Lyra-Serrano), Fernanda Porto (18h30, no palco do Antigo Mercado) e, para fechar a programação, Ed Motta (19h, palco do campo de futebol).

No domingo (18), a grande atração fica a cargo de Zeca Baleiro. Ele se apresenta com sua banda às 19h no palco do campo de futebol. Antes, às 15h, o mesmo palco recebe Ana Cañas, um dos principais nomes da nova Música Popular Brasileira.

O terceiro e último fim de semana do 10º FIP terá como atrações centrais Zélia Duncan e Isabela Taviani, as quais se apresentam no sábado (24), às 19h e às 14h30, respectivamente, no palco do campo de futebol.

No domingo (25), a cantora e compositora Maria Rita encerra em grande estilo o festival com show às 19h no palco do campo de futebol. Outro nome de destaque deste fim de semana é Virginia Rosa, cuja apresentação será no sábado (24), às 17h30, no Antigo Mercado – no domingo, o local recebe a Irmandade do Blues, também às 17h30.

Os organizadores do evento reservaram espaço para os novos talentos da música e de outras artes da região do Grande ABC. Para tanto foi criada a sessão “Revelações” do festival, a qual contará com apresentações de Juliana Lima (dia 17), Éder Palmieri (dia 18), Roberta Tiepo (dia 24) e Thais Helena (dia 25). Estes shows serão realizados sempre às 12h30 no Clube ULS, além de outros espaços e horários a serem definidos dentro da programação do festival.

A 10ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba é uma realização da Prefeitura de Santo André em parceria com o SESC. Informações adicionais podem ser obtidas no site da Prefeitura – – ou pelo telefone 0800 019 19 44.

Marcos Imbrizi

Última modificação emTerça, 03 Agosto 2010 09:22