[img_assist|nid=2338|title=Réplica de esqueleto Tiranossauro Rex na Escola Parque Sabina|desc=|link=node|align=left|width=425|height=640]Com a chegada das férias escolares, em julho, a Sabina Escola Parque do Conhecimento de Santo André volta a abrir as portas para o público também durante a semana, a partir de quarta-feira (7) até sexta-feira (23). Durante o período letivo, entre terça e sexta-feira, o espaço é voltado exclusivamente para visitação de escolas agendadas.
O complexo arquitetônico de 24mil m² criado pelo premiado arquiteto Paulo Mendes da Rocha, abriga por exemplo várias réplicas de animais pré-históricos, incluindo uma das principais atrações do Parque: a única réplica em tamanho natural de um fóssil de Tyranossaurus Rex, com mais de 12 metros de cumprimento e 80% de sua ossatura. Além de vários outros dinossauros como um robô de ceratosaurus nasicornis, de 6 metros, que se movimenta e emite sons, e de um pterossauro, de nome Anhanguera, que sobrevoa os visitantes da Escola Parque.
O espaço, inaugurado em 2007, é grande laboratório para as escolas em geral, possibilitando aos professores a imersão na prática de assuntos diversos da ciência, da física, da biologia e até das artes. Mas também encanta os visitantes que vêm em busca de lazer e informação.
Na Sabina, crianças e adultos podem apreciar os simpáticos pinguins de Magalhães, os tubarões lixa, as moréias do aquário e as serpentes do serpentário. Podem ainda sentir as texturas de raias viola de cara curta, dos ouriços-pindá e dos pepinos do mar no tanque de contato.
O público pode conhecer o interior do corpo humano por meio de uma boneca, de 12m de comprimento, chamada Nina. Como se fosse um alimento, o visitante passa pelos diversos compartimentos do sistema digestório até o fim dos intestinos, quando escorrega para a saída.
[img_assist|nid=2339|title=Réplica de esqueleto Ceretossauro|desc=|link=node|align=left|width=640|height=426]Outra atração é a nave simuladora a qual faz o visitante ‘viajar’ de Santo André até o litoral paulista, terminando o ‘passeio’ com mergulho simulado no fundo do mar para ver os habitantes da preservada Laje de Santos. Ainda no patamar das experiências improváveis, outro simulador, chamado Fúria da Natureza, possibilita ao visitante o contato com fenômenos como furacões, vulcões e terremotos por meio de plataforma bem segura.
O túnel da Criação do Universo, com 23m e seis salas, mostra o mundo antes da vida e o surgimento do universo. O espaço reserva ainda a possibilidade de exploração de 60 experimentos de ótica, acústica, eletricidade, magnetismo, mecânica e termodinâmica, incluindo o famoso Gerador de Van Der Graaf, que deixa os cabelos em pé.
A exposição Darwin 1809-2010, uma das mais novas atrações da Sabina possibilita ainda um passeio pela teoria da Evolução das Espécies, e a exposição Evolução e Diversidade – Invertebrados, leva os visitantes a descobrir curiosidades sobre insetos, aracnídeos, corais e outros “bichos”. As duas exposições foram cedidas pela Fundação Santo André.
Para menores
Para os pequenos, com idade abaixo de quatro anos, a Sabina reserva espaço especial, colorido e com brinquedos apropriados para a faixa etária. Estes também costumam se encantar com o robozinho que recepciona quem chega à Escola Parque.
Na área das artes, instrumentos musicais gigantes do músico e luthier Fernando Sardo e instalação sonora do mesmo artista reunindo objetos do cotidiano para produzir som, chamam a atenção da garotada.
Atualmente, o espaço de exposições temporárias abriga a exposição Projeto Laboratório Lúdico, do artista plástico andreense Kael. O autor se preocupa em reaproveitar todo tipo de material, principalmente o lixo reciclável, como garrafas pet, tampinhas, rolos de papelão, de papel higiênico, folhas de revistas, além de tampas de panelas de pressão, linhas, fios de lã e cones de novelo e alterar os materiais de tal forma que apenas com muita atenção seja possível reconhecê-los.
Serviço
Sabina Escola Parque do Conhecimento de Santo André
Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Bairro Paraíso (entrada na altura do nº 135).
Ingressos: Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 10, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos.
Horário de Funcionamento: das 9 h às 17h, com fechamento da bilheteria às 16h
Informações: (11) 4422-2001
Paola Bonilha