A diretora do Procon de Santo André, Ana Paula Satcheki, é a nova presidente do Conselho de Usuários do Serviço de Telefonia Fixa da Telefônica em Santo André e municípios vizinhos. A região 32, como é chamada pela Telefônica, compreende entidades de defesa dos consumidores e representantes de usuários do serviço no Grande ABC, Mogi das Cruzes, Suzano, Poá e adjacências.
Ana Paula foi eleita na condição de representante das entidades de defesa do consumidor, enquanto o engenheiro e ex-funcionário da Telefônica, Anselmo Proença, foi eleito para a vice-presidência na qualidade de usuário. A eleição ocorreu no último dia 8, no Hotel Mercure, em Santo André.
O Conselho de Usuários tem caráter consultivo, voltado à orientação, análise e avaliação dos serviços e da qualidade dos atendimentos da operadora de telefonia fixa. Cabe ao Conselho ainda formular sugestões e propostas de melhoria, especialmente com o intuito de estabelecer canal de comunicação entre a sociedade civil e a Telefônica. Com mandato de três anos à frente do Conselho, Ana Paula pretende seguir à risca tais atribuições.
“Vamos visitar call centers e centros de operação da empresa a fim de sugerir melhorias. Além disso, vamos analisar detidamente o plano de metas relacionado à banda larga, o qual deve ser apresentado pela empresa em dezembro deste ano”, afirma Ana Paula.
Sobre o Conselho
O Conselho de Usuários é fruto da resolução n° 490, de 24 de janeiro de 2008, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A norma obriga as operadoras de telefonia a criar esta instância para servir de interface permanente entre a empresa, a sociedade civil e os orgãos de defesa dos consumidores. A preocupação da agência governamental é justificada: o setor de telefonia é um dos campeões de reclamações em todo o território nacional.
André Lima