[img_assist|nid=2451|title=Oficina da Metaplan do Programa Bairros +Fortes|desc=|link=node|align=left|width=640|height=431]Cerca de 150 empreendedores participaram da primeira etapa do Programa Bairros + Fortes da Prefeitura de Santo André, voltado ao fortalecimento dos centros comerciais de bairro. Consultores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação Comercial e Industrial de Santo André (ACISA) se reuniram com comerciantes e prestadores de serviços de diversas regiões da cidade para realizar o diagnóstico de suas principais carências relacionadas à gestão do próprio negócio.
A Oficina Metaplan, como a atividade é denominada, foi realizada nas últimas terça-feira (13) e quarta-feira (14), das 19h30 às 22h00, em salas de aula do Colégio Singular, localizado no centro do município. Este trabalho servirá de plataforma para as ações de qualificação que serão promovidas a partir do mês que vem.
“Vamos tabular as respostas obtidas na Oficina Metaplan e desenvolver um cronograma de cursos e palestras de acordo com as necessidades destes comerciantes. Isso já a partir de agosto”, afirma Gabriela Barcellos, coordenadora de Fomento ao Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SDET) da Prefeitura de Santo André.
Gabriela explica que as próximas atividades serão realizadas nos próprios bairros onde os comerciantes atuam, em locais públicos como escolas e igrejas, por exemplo, para evitar deslocamentos. Entre os temas que poderão ser abordados por consultores do Sebrae estão fluxo de caixa, atendimento ao público, controle financeiro, marketing e tecnologia da informação, entre outros. “Além disso, entidades apoiadoras como a OAB e o Procon – Santo André vão oferecer palestras sobre legislação nas áreas tributária, trabalhista, e relacionadas a direito do consumidor”, informa.
Ciclo semestral
Os cursos e palestras serão aplicados de julho a novembro deste ano. Os empreendedores que participarem destas ações receberão ao final do ciclo -- em dezembro -- um selo alusivo ao programa. “Este selo poderá ser utilizado como ferramenta de marketing pelas empresas”, explica Gabriela.
Parceiros
Além do Sebrae, da ACISA, da OAB e do Procon – Santo André, o programa Bairros + Fortes conta com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Núcleo de Líderes de Santo André (Nulsa) e Sociedade Oliveira Lima e Região (Sol).
A atuação do Bairros + Fortes é simultânea ao Cidade Interativa, outro programa da Prefeitura de Santo André voltado ao atendimento rápido e personalizado das demandas dos munícipes, com solicitação de serviços inclusive via internet.
André Lima