A Prefeitura de Santo André informa que a obra de construção da estação que receberá os turistas na Vila de Paranapiacaba, sob responsabilidade da administração andreense, está de acordo com o cronograma de trabalhos pré-estabelecido.
A Prefeitura segue em entendimento com o governo do Estado, parceiro na iniciativa, para a definição da data do início das viagens o mais breve possível, porém ainda não há dia para o Expresso Turístico ligando a Estação da Luz, em São Paulo, a Paranapiacaba, em Santo André, começar a operar.
Após lançado, o Expresso Turístico funcionará quinzenalmente aos domingos, com saída às 8h30 da plataforma 4 da Estação da Luz, com parada na estação de Santo André, seguindo à Vila Ferroviária, onde os visitantes poderão passear durante o dia. O retorno será no final da tarde, com parada em Santo André e chegada na Estação da Luz.
A composição contará com locomotiva a diesel e dois carros que transportarão 172 passageiros. Este dois carros foram reformados e cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Santo André, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a MRS Logística.
Para receber os turistas está sendo construída uma plataforma ao lado do antigo galpão que abrigava a oficina, próxima ao Viradouro, na Parte Baixa da Vila de Paranapiacaba. Após o desembarque, os visitantes serão recebidos no prédio da antiga padaria, cujo restauro foi concluído em 2009, localizada nas proximidades da plataforma.