No dia 25 de julho é comemorado o Dia Mundial da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha. A escolha da data ocorreu no I Encontro das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, realizado na República Dominicana, em 1992. Estiveram presentes mulheres negras de mais de setenta países, com o objetivo de dar visibilidade à sua presença nestes continentes. Estipulou-se que este dia seria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. Desde então, sociedade civil e governo têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta a condição de opressão de gênero e racial/étnica em que vivem estas mulheres, explícita em muitas situações cotidianas.
Como forma de celebrar a data, a Prefeitura de Santo André – por meio da Secretaria de Governo (via Departamento de Humanidades), em parceria com o Movimento de Mulheres Negras de Santo André - ONG Negra Sim e Instituto Afro Brasileiro e com apoio do Conselho Municipal da Mulher – realizará no próximo sábado (24) a palestra Mulheres Negras e Mercado de Trabalho, no auditório Heleni Guariba, das 14h às 16h.
A proposta do encontro é reunir homens e mulheres negros e não negros representantes de movimentos, ongs, terreiros e universidades para discutir a proposição de ações dentro e fora de movimentos da sociedade civil a fim de alavancar o enfrentamento da combinação entre racismo e sexismo (duas formas de discriminação que comumente se desdobram em diversas modalidades de violência) no mercado de trabalho, nas áreas industriais e comerciais.
Serviço:
Palestra Mulheres Negras e Mercado de Trabalho
Data: sábado (24), das 14h às 16h
Local: Auditório Heleni Guariba (Praça IV Centenário, s/nº - Centro – Santo André)
Informações: (11) 4433-0789
Estacionamento do Paço Municipal.
Júlia Galvano