Inaugurado em 18 de abril de 2009, o Centro Integrado de Saúde do Atleta (CISA) foi iniciativa pioneira e inédita entre órgãos públicos em toda a América Latina. Pouco mais de um ano de funcionamento e duas novas unidades de atendimento, o Centro recebeu no dia 3 de julho certificação internacional para atendimento de atletas e munícipes de Santo André em caso de acidentes e males súbitos.
[img_assist|nid=2501|title=Atleta faz tratamento no Cisa|desc=|link=node|align=left|width=240|height=320]Os profissionais receberam o título do Suporte Básico de Vida (SBV), o qual inclui atualizações de procedimentos em primeiros socorros, desfibrilador externo automático (AED) e ressuscitação cárdio pulmonar (RCP), por meio do National Safety Council, que possui as técnicas mais atualizadas e eficientes do mundo.
A importância do procedimento é que desde o momento da emergência até a chegada do resgate decorrerá tempo crucial, conhecido como Golden Hours. Esse período está diretamente relacionado a danos cerebrais ocorridos devido à falta de oxigenação.
Nos países desenvolvidos, o Golden Hours não ultrapassa quatro minutos. No Brasil, esse tempo de resposta do sistema de urgência ainda é, nas melhores condições, de 10 a 15 minutos. Portanto, enquanto o resgate não chega, a vítima deve ser atendida com Suporte Básico de Vida (SBV).
O programa foi revisado e aprovado por mais de 75 instituições governamentais americanas e internacionais. “Isso mostra que possuímos equipe treinada e qualificada com o que a de mais moderno em equipamentos de primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar acompanhando nossos atletas”, comemora Lovian Henrique, coordenar do CISA.
Novas unidades e compromisso com a detecção de talentos
O CISA nasceu com objetivo de oferecer aos atletas de base e adulto andreenses suporte e tratamento para os problemas comuns que afetam o alto rendimento. E aos alunos das escolas de esporte da cidade a condição física e orientação necessária para o melhor desenvolvimento de suas potencialidades.
Neste sentido, o trabalho do CISA atua também na captação de talentos, pois os alunos das escolinhas recebem orientações sobre seus biotipos e modalidades esportivas ideais, além de iniciar histórico médico, fisiológico, fisioterápico e psicológico destes jovens atletas que pode ir desde a fase inicial até o nível profissional. Frequentemente, a equipe também visita as escolas de esporte, e caso algum talento seja detectado é encaminhado e convidado a fazer parte das equipes de base da Prefeitura andreense.
O jovem Matheus de Moraes, de apenas 14 anos, descoberto nas escolinhas de esporte da cidade, é um exemplo. Ele foi integrado à equipe de treinamento de alto rendimento do judô andreense e faz parte da categoria Pesado, mas ainda pré-juvenil. Além de talento para o esporte, o adolescente tem físico invejável, com 1,90m de altura e 110 kg. “O Mateus, como muitos outros de nossa base, tem um belo futuro. Se ele continuar nesta evolução, tem tudo para representar o Brasil em competições internacionais”, prevê Gildemar de Carvalho, coordenador da modalidade.
O trabalho do CISA é desenvolvido por equipe multidisciplinar formada por especialistas de medicina esportiva, enfermagem esportiva, fisioterapia esportiva, nutrição esportiva e psicologia esportiva. Parcerias com o Grupo de Traumatologia Esportiva da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), Núcleo de Saúde no Esporte da FMABC, Fefisa (Faculdades Integradas de Santo André), Universidade Metodista de São Paulo e Imedi (Instituto Médico de Diagnóstico por Imagem) possibilita oferecer essa estrutura a custo quase zero.
No Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), no Ibirapuera, em São Paulo, foi inaugurado em novembro de 2009 projeto semelhante com investimento de cerca de R$ 600 mil. “Os médicos e especialistas ganham material científico para trabalhos acadêmicos de doutorados e mestrados. Essa é a troca com o CISA”, explica Lovian.
O CISA ainda presta serviços de ambulatório em jogos e eventos esportivos da Prefeitura de Santo André, oferecendo suporte e acompanhamento às equipes de alto rendimento. Atualmente são três unidades nas principais praças esportivas da cidade: no tradicional ginásio Pedro Dell´Antonia, no ginásio do Parque Celso Daniel e no ginásio do Camilópolis.
SERVIÇO:
Unidade Integrada
Local: Ginásio principal do complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia (Rua São Pedro, 27 – Vila América – Santo André)
Unidade Clínica I
Local: Ginásio do Parque Celso Daniel (Avenida Dom Pedro I, 940 – bairro Jardim – Santo André – SP)
Unidade Clínica II
Local: Ginásio Noêmia Assumpção – Camilópolis (Rua Custódia s/nº – bairro Camilópolis – Santo André)
Thiago Oliveira