[img_assist|nid=2534|title=A ponta Rosária, atleta andreense e da seleção brasileira, é presença certa em segundo jogo da semifinal |desc=|link=node|align=left|width=220|height=330]Nesta quarta-feira (4), o handebol feminino de Santo André começa a decidir uma das semifinais do Campeonato Paulista contra Americana, fora de casa, às 19h, em série melhor de três partidas. A última decisão das andreenses no Paulistão foi em 1999. A final contará com transmissão ao vivo do canal ESPN Brasil.
Após o primeiro jogo do playoff semifinal, Santo André tem ainda a possibilidade de decidir em duas partidas a vaga à final. A equipe busca quebrar tabu de 15 anos sem título. O segundo jogo será disputado no ginásio do Camilópolis, em Santo André, dia 6, às 19h. Caso necessário, a equipe andreense disputa a terceira partida, também em casa, no dia 9, no mesmo horário. As finais serão jogadas nos dias 14, 19 e 21 de agosto.
O retrospecto de Santo André frente Americana na competição deste ano é favorável. No primeiro turno, o time comandado pelo técnico Rubens Piazza venceu o adversário por 29 a 16 em Santo André. No segundo turno, como visitantes, as andreenses obtiveram novo triunfo: 27 a 22. “Esperamos jogos equilibrados, mas sabemos que temos boas chances de chegar à final. Em 2009 batemos na trave”, analisou Piazza, que levou a equipe ao terceiro lugar no campeonato do ano passado.
O Centro Integrado de Saúde do Atleta (CISA), responsável pelos acompanhamentos médico, psicológico e fisioterápico de todos os atletas da Prefeitura de Santo André tem dado atenção especial para recuperar brevemente a ponta Rosária Elizabeth e as armadoras Natália Freitag e Paula Macena, em tratamento médico.
Natália vem de contusão e está clinicamente liberada. No entanto, ela depende de aprimoramento físico e técnico para voltar à equipe. No caso de Paula, o retorno é pouco provável, pois além de se recuperar de cirurgia no ombro, fraturou a tíbia por estresse e não deve mais disputar o Paulistão 2010.
A boa notícia para a torcida de Santo André é com relação à volta da ponta Rosária, que defende a seleção brasileira principal e vinha sendo a artilheira da equipe nos últimos jogos. Recuperando-se de fratura na costela, ela tem retorno previsto para o dia 8. Apesar de ser dúvida para a primeira partida semifinal, estará liberada para o segundo confronto. A goleira Agatha Santos, com a seleção brasileira júnior no Mundial da Coréia do Sul, retorna dia 10.
A equipe feminina de handebol andreense é mantida pela Prefeitura de Santo André por meio do Departamento de Esporte da Secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. O time tem surpreendido no ano ao fazer a segunda melhor campanha da fase de classificação do Campeonato Paulista, com nove vitórias e um empate em doze partidas, somando 19 pontos. O grupo ainda conquistou o vice-campeonato dos Jogos Regionais nesta temporada.
O elenco é composto pelas goleiras Daiane Faria, Flávia Vidal e Agatha Santos; as armadoras Patrícia Matieli, Natália Freitag, e Paula Macena; as meias Adriana Morais, Greyce Kelly dos Santos, Amanda Caetano e Ananda Carina Cardoso; as pontas Cristiane de Jesus Santos, Rosária Elizabete, Julie Anne Torres, Erica de Caldas e as pivôs Regiane Silva, Cleidinéia Costa, Naila Amaro e Lais Dias.
SERVIÇO:
Semifinal Campeonato Paulista de Handebol Feminino
Jogo 1: Americana X Santo André
Data: quarta-feira (4), às 19h
Local: Ginásio do Ipiranga (Rua Itanhaém, s/nº – Bairro Ipiranga – Americana – SP)
Jogo 2: Santo André X Americana
Data: sexta-feira (6), às 19h
Local: Ginásio Camilópolis – Noêmia Assumpção (Rua Custódia, s/nº – Santo André – SP)
Entrada gratuita
Jogo 3: Santo André X Americana
Data: terça-feira (10), às 19h
Local: Ginásio Camilópolis – Noêmia Assumpção (Rua Custódia, s/nº – Santo André – SP)
Entrada gratuita
Thiago Oliveira