Aproximadamente 1,1 mil servidores da Prefeitura de Santo André devem passar por programas de qualificação profissional entre o início de agosto e o final de novembro deste ano, em mais uma etapa do projeto Academia do Conhecimento. Mais especificamente, servidores técnicos, administrativos e gestores operacionais serão treinados em dois módulos do Programa de Desenvolvimento de Líderes, a partir da próxima segunda-feira (2): Administração de Conflitos e Motivação e Trabalho em Equipe.
Cada módulo tem nove horas de duração, as quais serão divididas em três aulas semanais de três horas cada. As aulas serão ministradas por professores da Fundação Santo André nas instalações da mesma instituição, parceira do projeto.
Assistente de direção do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração e Modernização (SAM) e líder do projeto Academia do Conhecimento, Tânia Moura acredita que cerca de 280 servidores técnicos e administrativos e 250 gestores operacionais devam iniciar os cursos em agosto, com as primeiras turmas ingressando na segunda-feira. Outros 600 servidores deverão participar em turmas com início nos meses de setembro, outubro e novembro.
“Módulos de liderança já foram aplicados a 1.180 gestores municipais desde outubro do ano passado e, desde maio deste ano, o projeto Academia do Conhecimento passou a atender também aos funcionários que ocupam posições intermediárias da hierarquia funcional”, explica Tânia.
Balanço
Desde seu lançamento, em setembro do ano passado, o projeto Academia do Conhecimento acumula 6.705 participantes. Destes, 1.180 são gestores, 1.364 são integrantes da Geração de Trabalho de Interesse Social (GTIS) e 4.161 são servidores técnicos e administrativos.
Dos 1.364 integrantes do GTIS (Grupo de Trabalho de Interesse Social), 1.312 participaram do módulo sobre Orientação Profissional, Cidadania e Qualidade de Vida, com 20 horas ministradas por professores da Fundação Santo André em postos de treinamento espalhados pela cidade, nas proximidades dos locais de trabalho. Além disso, 26 integrantes da GTIS tiveram qualificação profissional nas áreas de eletricista e pedreiro, e outros 26 participaram de cursos de alfabetização.
Do total de 4.161 servidores técnicos e administrativos, 3.864 tiveram aulas magnas com duas horas e meia de duração sobre Trabalho em Equipe e 297 já participaram, desde maio deste ano, dos módulos de Administração de Conflitos e Motivação e Trabalho em Equipe.
Parceiros
Concebido pela Secretaria de Administração e Modernização de Santo André em parceria com a Secretaria de Educação e Formação Profissional e com o Centro Universitário Fundação Santo André, o projeto Academia do Conhecimento tem leque de apoiadores formado pelas seguintes entidades: Sesi, Senai, Senac, Ciesp, Acisa, Caixa Econômica Federal, DCI e Diário do Grande ABC, Coop, Strong Educacional, FGV, Universidade Federal do ABC, UniABC, Universidade Metodista, Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria e Centro Universitário Fundação Santo André.
André Lima