[img_assist|nid=2637|title=Capa da Revista Nova Página Sócioeconômica|desc=|link=node|align=left|width=304|height=213]A Prefeitura de Santo André lança uma nova ferramenta ao alcance de empresários, agentes públicos, jornalistas e representantes da comunidade acadêmica interessados em análises sobre o comportamento dos indicadores sociais e econômicos da cidade e da região. Trata-se da revista digital Nova Página Socioeconômica, editada pela Secretaria de Comunicação com base em pesquisas e estudos elaborados pelo Departamento de Indicadores Sociais e Econômicos (DISE) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SDET).
No ar desde a tarde desta sexta-feira (30) pelo site www.santoandre.sp.gov.br, a Nova Página Socioeconômica é composta de oito seções que serão atualizadas em periodicidade mensal, com base em dados de fontes como o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ministério do Trabalho e Emprego, Serasa, Banco Central, entre outras. Além disso, os técnicos do DISE levantam dados da própria Prefeitura de Santo André para elaborar pesquisas relacionadas a aspectos financeiros e tributários.
As oito seções que integram a Revista Digital Nova Página Socioeconômica são:
-Análise de Conjuntura
-Mercado de Trabalho
-Comércio Exterior
-Comércio e Serviços
-Finanças Públicas
-Indicadores Sociais
-Indicadores Econômicos
-Negócios
Cada seção é composta de um texto seguido de gráficos e tabelas que consubstanciam a abordagem do DISE e permitem novos vôos interpretativos.
Para Dalmir Ribeiro, diretor do DISE, a expectativa é de que a Nova Página Socioeconômica se transforme em fonte sistemática de consulta de jornalistas e formadores de opinião interessados em compreender com mais clareza os rumos cidade e da região. “A disponibilidade das informações pela internet facilita esta interação e disseminação de conhecimento, assim como a plataforma de navegação que prima pela praticidade” – afirma Ribeiro.
Bilingue
As seções Indicadores Sociais, Indicadores Econômicos e Análise de Conjuntura são apresentadas em versão bilíngüe inglês/português, para proporcionar a compreensão de estrangeiros. A iniciativa é justificada na medida em que se constata que um dos principais objetivos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho é estreitar laços com câmaras de indústria e comércio além-fronteiras, a fim de atrair investimentos para a cidade.
André Lima