O faturamento das empresas prestadoras de serviços sediadas em Santo André atingiu R$ 2,9 bilhões no primeiro semestre de 2010, valor que supera em 58% a cifra de R$ 1,8 bilhão referente ao mesmo período do ano passado.
A arrecadação total da Prefeitura de Santo André cresceu 12,5% de janeiro a junho deste ano em relação ao mesmo intervalo de 2009. Isto em valores reais, corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O Grande ABC criou 24.347 postos de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre deste ano, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho. Deste total, 9.266 surgiram na indústria e 9.298 no setor de serviços.
Estes e outros indicadores de recuperação da economia municipal e regional após a crise financeira deflagrada pela quebra do banco norte-americano Lehman Brothers, em setembro de 2008, podem ser conferidos na revista digital Nova Página Socioeconômica, no ar desde a última sexta-feira (30 de julho) pelo site www.santoandre.sp.gov.br, da Prefeitura.
Editada pela Secretaria de Comunicação com base em estudos do Departamento de Indicadores Sociais e Econômicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a revista traz oito seções de análise sobre o comportamento da economia da cidade e da região: Análise de Conjuntura; Mercado de Trabalho; Comércio Exterior; Comércio e Serviços; Finanças Públicas; Indicadores Sociais; Indicadores Econômicos; Negócios.
Cada seção é composta por um texto seguido de gráficos e tabelas que consubstanciam a abordagem do DISE e permitem novas interpretações. A atualização será mensal, com base em dados de fontes como o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Serasa, Banco Central, entre outras. Além disso, os técnicos do DISE levantam dados da própria Prefeitura de Santo André para elaborar pesquisas relacionadas a aspectos financeiros e tributários.
Bilingue
As seções Indicadores Sociais, Indicadores Econômicos e Análise de Conjuntura são apresentadas em versão bilíngüe inglês/português, para proporcionar a compreensão de estrangeiros. A iniciativa é justificada na medida em que se constata que um dos principais objetivos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho é estreitar laços com câmaras de indústria e comércio além-fronteiras, a fim de atrair investimentos para a cidade.
André Lima