[img_assist|nid=2919|title=Vila de Paranapiacaba: um dos principais pontos turísticos de Santo André|desc=|link=node|align=left|width=425|height=640]O Ministério do Turismo entregou nesta terça-feira (10) o documento Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional aos 16 municípios do Estado de São Paulo contemplados pela pesquisa. A cidade de Santo André atingiu 61,5 pontos, numa escala de 0 a 100, enquanto a média Brasil foi de 54. O índice geral de competitividade refere-se à soma de 13 dimensões ligadas à atividade turística que foram avaliadas. “Ficamos muito felizes com o relatório. Ele servirá como importante instrumento para nortear nossos trabalhos”, afirmou o diretor do Departamento de Turismo de Santo André, Carlos Roberto Panini.
Os resultados obtidos pelo destino Santo André que contribuíram positivamente para a composição do índice geral de competitividade e se mantiveram acima do índice brasileiro foram os das categorias Capacidade empresarial (85,2), Aspectos Ambientais (82,3), Acesso (78,2), Aspectos sociais (77,0), Economia local (72,2) e Infraestrutura geral (67,3).
Esse trabalho foi iniciado em 2007, numa parceria do Ministério do Turismo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), e vem sendo desenvolvido desde então. A partir de 2009, de posse de uma série histórica de indicadores, o MTur incluiu outros destinos do Brasil. O município de Santo André foi avaliado entre novembro do ano passado e abril de 2010 e a partir de agora isso acontecerá anualmente.
O objetivo principal do relatório é permitir que os locais estudados analisem seus indicadores e os utilizem para planejar e colocar em prática vantagens competitivas. Os municípios em questão contarão, a partir de agora, com o apoio do Instituto Marca Brasil, ligado ao Ministério, que os orientará no desenvolvimento de projetos de exploração do potencial turístico.
Cris Olivette


