Ele sabe ser folgado, esquentado e azarado, mas conquistou corações de fãs em todo o mundo. Em 2010, completam-se seis décadas da chegada do Pato Donald ao Brasil e, para deleite dos aficcionados, a Gibiteca de Santo André preparou uma mostra com a retrospectiva do personagem.
[img_assist|nid=2934|title=Fac-símile da capa da revista O Pato Donald nº 1|desc=|link=node|align=left|width=236|height=330]
O gibi do pato que só usa roupa de marinheiro é a revista em quadrinhos de maior longevidade ainda em publicação no país. A primeira edição foi em 12 de julho de 1950.
Para comemorar a data, a exposição 60 Anos da Revista Pato Donald foi aberta neste domingo (15) e pode ser visitada até o dia 30 de outubro com entrada gratuita. A mostra, realizada com apoio da Editora Abril – Núcleo Abril Jovem, terá revistas relacionadas ao personagem pertencentes ao acervo da Gibiteca, além de material do colecionador andreense Adriano Rodrigues Rainho.
A abertura, que será realizada no Saguão do Teatro Municipal de Santo André, conta com programação imperdível durante todo o dia. As atividades começam às 9h com a sessão Cineclube: Cronologia do Donald. Às 10h haverá a palestra História da arte sequencial, com Raphael Montero. Em seguida será feita a primeira mesa de RPG (role-playing game ou jogo de interpretação de personagens) e um quiz (jogo de perguntas e respostas).
Às 14h, Paulo Maffia, jornalista responsável pela seleção, pesquisa e edição das revistas em quadrinhos Disney no Brasil, ministrará a palestra Carl Barks e quadrinhos Disney. Finalizando as atividades, haverá a segunda mesa de RPG, outra sessão do Cineclube e um workshop de desenho com Paulo Mansur.
Durante todo o dia os participantes poderão visitar estandes da Editora Abril, feira de troca de revistas em quadrinhos e o Espaço Infantil, com pintura de desenhos, jogos e contação de histórias.
Histórico
Pato Donald foi a primeira publicação da Editora Abril e é uma das revistas mais antigas em circulação contínua no Brasil. Os primeiros 21 números saíram em formato magazine. A partir do nº 22, passou para o formato 13,5 X 21 cm, então exclusivo (e que ficou conhecido como 'FP', ou 'Formato Pato', depois adotado por diversas editoras).
Em janeiro de 1961, passou a dividir sua numeração com a então lançada Zé Carioca. A partir daí, Pato e Zé revezavam-se todas as semanas nas bancas, com Pato Donald ficando com a numeração par e Zé Carioca, com a ímpar. Na edição nº 1.470, outro marco: a revista ganhou uma capa em papel couché e teve seu formato reduzido em dois centímetros, inaugurando o logo popular 'formatinho', depois copiado por quase todas as demais publicações de quadrinhos, inclusive das demais editoras.
Em junho de 1985, no nº 1.751, a revista voltou a ter numeração independente. Em julho deste ano, nos 60 anos da revista, chegou às bancas sua 1.748ª edição (na capa, nº 2.384).
Gibiteca
Desde 2001, a Biblioteca Nair Lacerda, da Prefeitura de Santo André, mantém sua Gibiteca, um espaço voltado exclusivamente aos quadrinhos e temas afins disponibilizados para leitura e lazer do público em geral. Conta com acervo de aproximadamente 15 mil exemplares entre revistas em quadrinhos, livros, revistas, fanzines e jornais.
Além disso, seu espaço, que recebe mensalmente cerca de 600 visitantes, é dedicado a palestras, workshops, exposições e encontros de fãs. Também oferece oficinas permanentes de HQ, desenho e ilustração e fanzines.
Programação da abertura da exposição:
9h – Abertura e Cineclube: Cronologia do Donald
10h – Palestra História da arte sequencial, com Raphael Montero
11h – Mesa de RPG e quiz
14h – Palestra Carl Barks e quadrinhos Disney, com Paulo Maffia (Editora Abril) e mesa de RPG
15h – Cineclube: Cronologia do Donald e workshop de desenho com Paulo Mansur.
Durante todo o dia:
- Estandes da Editora Abril
- Feira de troca de revistas em quadrinhos
- Espaço infantil (pintura de desenhos, jogos, contação de histórias)
SERVIÇO:
Exposição 60 Anos da Revista Pato Donald
Abertura: dia 15, às 9h.
Local: Saguão do Teatro Municipal de Santo André (Praça IV Centenário, s/nº – Centro – Santo André).
Visitação: até 30 de outubro de 2010, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e sábados das 8h às 12h.
Local: Gibiteca da Biblioteca Nair Lacerda (Praça IV Centenário, s/nº – Centro – Santo André).
Informações: (11) 4433-0763.
Entrada gratuita.


