[img_assist|nid=3193|title=O ato voluntário vai permitir que o Banco de Sangue opere com plena capacidade|desc=|link=node|align=left|width=306|height=238]Nesta quarta-feira (1º), equipes do Programa Saúde da Família (PSF), da Prefeitura de Santo André, promovem o Dia D – Campanha de sensibilização para doação de sangue. A partir das 9h, com partida da unidade do Jardim Santo Alberto, mais de 40 pessoas, entre moradores, conselheiros de saúde e funcionários, irão até o Centro Hospitalar Municipal para esta ação de solidariedade.
O ato voluntário permitirá que o Banco de Sangue opere com plena capacidade. No ultimo mês de junho, devido ao clima rigoroso, o número de doações foi considerado abaixo do ideal. Com a intenção de aumentar o estoque, o Hemocentro estendeu o horário de doação em duas horas, das 8h às 15h, de segunda-feira a sábado.
Para doar sangue basta levar documento oficial de identidade com foto, que pode ser RG, carteira de habilitação ou carteira profissional, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar acima de 50 Kg, estar em boas condições de saúde e alimentado, evitando refeições pesadas. Homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes ao ano, mulheres igualmente, mas apenas três vezes anualmente.
Carteirinha
Após 30 dias da doação, o Hemocentro do CHM fornece a carteirinha do doador. Caso ocorra alguma alteração nos testes realizados no sangue ou haja necessidade de coleta de nova amostra, uma carta será enviada ao endereço fornecido a fim de que a pessoa compareça ao posto de coleta para orientação e encaminhamento médico.
O Centro Hospitalar Municipal de Santo André fica na Avenida João Ramalho, 326, Vila Assunção.
SERVIÇO:
Dia D – Campanha de sensibilização para doação de sangue
Data: Quarta-feira (1º) a partir das 9h.
Local: Unidade de Saúde da Família Jardim Santo Alberto (Rua Almada, 745 – Jardim Santo Alberto).
Banco de Sangue do Centro Hospitalar Municipal – Colsan (Avenida João Ramalho, 326 – Vila Assunção).
Daniel Betega